Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2003 - 11h10

Escuta aqui: Juventude, sozinha, não garante qualidade a ninguém

Publicidade

ÁLVARO PEREIRA JÚNIOR
Colunista da Folha de S.Paulo

Surpresa em "Escuta Aqui"!

É que apareceram muitos e-mails, na última semana, de leitores surpreendidos pelos elogios feitos na coluna passada à banda de malucos britânicos chamada The Darkness. O tom das mensagens era na linha: "Incrível, você gostou de uma banda nova!" ou "nunca imaginei que você ia elogiar o Darkness!"

Quer dizer: está dando a impressão de que "Escuta Aqui" não quer mais saber de novidades e desce a lenha em todo grupo com média de idade inferior a 25 anos. Que injustiça!

Falando sério, até dá para entender por que "Escuta Aqui" anda com a fama de torcer o nariz quando o assunto é o chamado novo rock. É que diversos artistas jovens e cheios de moral têm recebido, neste espaço, a mesma cortesia que os guerrilheiros vietcongues dedicavam aos prisioneiros de guerra americanos, durante a Guerra do Vietnã.

Hot Hot Heat, Yeah Yeah Yeahs, Kings of Leon e Rapture, por exemplo, foram criticados aqui pela falta de idéias, carência de conhecimento musical e excesso de ênfase em roupas, atitude e declarações polêmicas (música, para eles, é o de menos).

Nesta semana, o amigo Thales de Menezes, um dos responsáveis pela edição brasileira da "Playboy", deu a descrição perfeita do Rapture: "Parece aquelas bandas da ECA nos anos 80, que imitavam Cure e Gang of Four". Para o pessoal de fora de São Paulo, ECA é a Escola de Comunicações e Artes da USP, não exatamente um celeiro de grandes grupos de rock.

Outro chegado, o empresário e jornalista André Forastieri, mandou bem ao definir o Kings of Leon: "Parece banda cover".

Explicando melhor: se vários grupos da novíssima safra roqueira não emplacaram em "Escuta Aqui", isso nada tem a ver com a idade da rapaziada. É que, musicalmente, eles são capengas, às vezes sem idéia nenhuma, às vezes com idéias e nada mais.

Entra aqui a pancadaria do Darkness, grupo que, de saída, já ganha simpatia por não se levar nem um pouco a sério.

Apenas um ano atrás, eles estavam tocando em um fim de mundo inglês para um público de... CINCO pessoas! Três eram amigos e/ou parentes. E as outra duas eram um repórter e um fotógrafo da revista "Dazed and Confused" à caça de novidades (não se pode negar que eles têm bom faro).

Se você ainda não conhece o Darkness, saiba que o som deles é inspirado (para dizer o mínimo) no AC/DC. E o visual parece ter sido extraído diretamente de um show da fase mais gay do Queen.

Não é um turbilhão revolucionário, nem chegou para mudar definitivamente o rock and roll e a música pop. Mas só de não ter pose e de não se parecer com uma banda da ECA dos anos 80, já sai bem à frente da concorrência.

BRASAS

Músicas dos músicos 1

Sensacional a última edição da revista americana "Blender", com 1.001 canções maravilhosas para baixar já! A seleção foi feita por grandes nomes como Lou Reed, Moby, Liz Phair, Joe Perry e vários outros. O site www.blen der.com traz algumas dessas músicas. Já dá para ter um gostinho...

Músicas dos músicos 2

O mais engraçado é que a "Blender", depois de deixar todo mundo de água na boca com as dicas de músicas, bota uma observação minúscula: "Nem todas as canções estão disponíveis para serem baixadas legalmente --por enquanto. Nesses casos, "Blender" sugere que você compre o CD original".

A volta do "Garagem"

Confirmado: o "Garagem" volta ao ar no dia 13/10, na Brasil 2000 FM (107,3 MHz ou www.brasil2000.com.br), às 22h. O programa, que apresento com Paulo César Martin e André Barcinski, só toca som bacana. E destrói, com a insensível furadeira Ana Maria Broca, os CDs mais horríveis do mercado.

Arquivo pessoal

A leitora Adreana Oliveira e Dave Grohl, dos Foo Fighters
Desafio "Escuta Aqui"

O desafio desta semana está demais! Veja, ao lado, a leitora Adreana "Cobain" Oliveira ao lado de Dave Grohl, dos Foo Fighters. A foto foi tirada no Rio, em janeiro de 2001. Se você também tem uma fotografia ao lado de uma grande celebridade internacional, pode mandar que a gente publica!

CD PLAYER

PLAY
"Room on Fire", The Strokes

Mais um ingrediente na receita nova-iorquina dos Strokes, que já incluía Velvet Underground e Television. Agora, o Sonic Youth abastece o cérebro fervilhante de Julian Casablancas, líder dos Strokes.

PLAY

Revista "Blender"

Deve ser a milésima vez que dou Play para a "Blender", e é por merecimento. A revista é verdadeiramente nova, cheia de idéia bem realizadas, que chacoalhou mesmo o jornalismo musical.

EJECT

The Distillers

Mais uma chata com atitude, na linha daquela Karen O dos Yeah Yeah Yeahs. É uma tal de Brody Armstrong, vocalista do trio Distillers. Ela está pegando o Josh Homme, do QOTSA. Coitado.

Álvaro Pereira Júnior, 40, é editor-chefe do "Fantástico" em São Paulo. E-mail: cby2k@uol.com.br
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página