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08/10/2003
-
10h38
ESTHER HAMBURGER
Especial para a Folha de S.Paulo
A MTV iniciou a comemoração de seus 13 anos na Semana da Criança. Ao contrário da programação televisiva infantil, que, entra ano e sai ano, pouco ou nada evolui, a programação da emissora jovem se expandiu e se diversificou --curiosamente atraindo também crianças.
O canal da música permanece solidamente estruturado em torno da exibição de videoclipes. Diversos programas e VJs se alternam nos estilos diferentes de rock. O grosso da programação é pré-gravada. Mas há também algum espaço para o improviso.
A emissora incorpora níveis diversos de interação com o público ao longo do dia. Momentos ao vivo, como os do "Videoclash", contemplam a interação simultânea, em tempo real, envolvendo o voto na internet e o acompanhamento da disputa na tela. A galera pode se informar no site sobre os horários de exibição de clipes estreantes, momentos em que o repertório coletivo se alarga.
Esse núcleo rockeiro "in" atrai, além do público alvo da emissora, crianças, que entre um desenho animado e outro, vão conferir suas músicas preferidas no "Disk MTV". Mais velhos se interessam por sapear o universo jovial.
A linguagem muitas vezes psicodélica dos clipes, as vinhetas bem-humoradas pouco clássicas, completam o tom informal dos apresentadores, contribuindo para uma unidade de estilo que reforça a mensagem jovem. A abundância de animações, efeitos gráficos, traços de cartum, oferecem um menu caleidoscópio a quem quiser observar. Causas modernas e politicamente corretas sensibilizam espectadores de todas as idades. Vinhetas defendem as baleias jubarte.
A temperatura vai aumentando na programação noturna. Em torno da música a emissora consolidou uma série de programas "de intervenção", que podem ser considerados como versões descoladas de quadros que há décadas fazem o sucesso de convencionais programas de auditório.
"Fica Comigo" é um desses. Com sua vinheta cor-de-rosa protagonizada por um casal de bonecos Playmobil, promove encontros amorosos entre jovens que se apresentam para ter sua foto veiculada, na esperança de encontrar, talvez mais do que um namoro, uma oportunidade de atuar profissionalmente.
A MTV foi se transformando em um posto avançado das escolas liberais. Na emissora é possível tratar de qualquer assunto --especialmente de sexo-- desde que se abra o jogo. Campanhas de esclarecimento conclamam ao uso da camisinha como medida preventiva da Aids, de outras doenças sexualmente transmissíveis, além de gravidez adolescente.
A MTV, 13 anos depois, ainda é o espaço privilegiado de padrões visuais mais diversificados. Crianças e idosos também se encantam.
Esther Hamburger é antropóloga e professora da ECA-USP
Crítica: MTV abre o jogo para qualquer assunto
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Especial para a Folha de S.Paulo
A MTV iniciou a comemoração de seus 13 anos na Semana da Criança. Ao contrário da programação televisiva infantil, que, entra ano e sai ano, pouco ou nada evolui, a programação da emissora jovem se expandiu e se diversificou --curiosamente atraindo também crianças.
O canal da música permanece solidamente estruturado em torno da exibição de videoclipes. Diversos programas e VJs se alternam nos estilos diferentes de rock. O grosso da programação é pré-gravada. Mas há também algum espaço para o improviso.
A emissora incorpora níveis diversos de interação com o público ao longo do dia. Momentos ao vivo, como os do "Videoclash", contemplam a interação simultânea, em tempo real, envolvendo o voto na internet e o acompanhamento da disputa na tela. A galera pode se informar no site sobre os horários de exibição de clipes estreantes, momentos em que o repertório coletivo se alarga.
Esse núcleo rockeiro "in" atrai, além do público alvo da emissora, crianças, que entre um desenho animado e outro, vão conferir suas músicas preferidas no "Disk MTV". Mais velhos se interessam por sapear o universo jovial.
A linguagem muitas vezes psicodélica dos clipes, as vinhetas bem-humoradas pouco clássicas, completam o tom informal dos apresentadores, contribuindo para uma unidade de estilo que reforça a mensagem jovem. A abundância de animações, efeitos gráficos, traços de cartum, oferecem um menu caleidoscópio a quem quiser observar. Causas modernas e politicamente corretas sensibilizam espectadores de todas as idades. Vinhetas defendem as baleias jubarte.
A temperatura vai aumentando na programação noturna. Em torno da música a emissora consolidou uma série de programas "de intervenção", que podem ser considerados como versões descoladas de quadros que há décadas fazem o sucesso de convencionais programas de auditório.
"Fica Comigo" é um desses. Com sua vinheta cor-de-rosa protagonizada por um casal de bonecos Playmobil, promove encontros amorosos entre jovens que se apresentam para ter sua foto veiculada, na esperança de encontrar, talvez mais do que um namoro, uma oportunidade de atuar profissionalmente.
A MTV foi se transformando em um posto avançado das escolas liberais. Na emissora é possível tratar de qualquer assunto --especialmente de sexo-- desde que se abra o jogo. Campanhas de esclarecimento conclamam ao uso da camisinha como medida preventiva da Aids, de outras doenças sexualmente transmissíveis, além de gravidez adolescente.
A MTV, 13 anos depois, ainda é o espaço privilegiado de padrões visuais mais diversificados. Crianças e idosos também se encantam.
Esther Hamburger é antropóloga e professora da ECA-USP
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