Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2008 - 12h52

Líbano boicotará evento por Israel ser convidado de honra

Publicidade

da Efe, em Beirute

O Líbano não participará oficialmente do Salão do Livro de Paris como um gesto de boicote à escolha de Israel como convidado de honra, mas o evento contará com a presença de escritores e editores libaneses, segundo a edição de hoje do jornal "L'Orient Le Jour".

O jornal, que cita o ministro da Cultura libanês, Tareq Mitri, afirma que a decisão de não assistir ao encontro, do qual o Líbano participa desde 1995, é para "protestar contra a decisão dos organizadores de nomear Israel convidado de honra pelo 60º aniversário de sua existência".

O fato de escolher Israel como convidado de honra foi visto como uma provocação para o Líbano, afirmou uma fonte próxima ao ministério, que acrescentou que nenhum país árabe participará de modo oficial do evento.

As relações entre o Líbano e Israel são especialmente tensas desde o conflito de 2006 entre o Exército israelense e o grupo radical libanês Hisbolah, que terminou com a resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU, que decretou o "fim das hostilidades militares".

Nadim Tarazi, diretor da Casa do Livro, uma ONG encarregada da organização das atividades do stand do Ministério de Cultura, afirmou que 11 editores libaneses poderiam estar presentes no Salão do Livro e que seis escritores darão autógrafos.

Em 2007, 15 editores estiveram presentes na feira, acrescentou Tarazi. "Se o número diminuiu este ano é por causa da crise econômica", afirmou o diretor.

Muitos livreiros disseram ao jornal que participarão do Salão do Livro, uma feira comercial para comprar livros e encontrar editores, mantendo com eles contatos pessoais, "e não para prestar homenagem a Israel".

Apesar do boicote dos países árabes, acredita-se que donos de livrarias marroquinas, argelinas e tunisianas participarão do evento.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página