Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2003 - 08h11

Curitiba inaugura Espaço Frans Krajcberg

Publicidade

FABIO CYPRIANO
da Folha de S.Paulo, em Curitiba

Em meio ao bucólico Jardim Botânico de Curitiba, 107 esculturas feitas a partir de madeira queimada apontam para uma realidade nas matas brasileiras, onde, ao contrário do bem cuidado jardim, a destruição é sina.

Esse santuário para esculturas, que ao mesmo tempo surge como corredor da morte, é o novo Espaço Cultural Frans Krajcberg, que será inaugurado hoje, em Curitiba, em uma imensa galeria de 1.300 metros quadrados, no interior do Jardim Botânico.

Há oito anos, Krajcberg, 82, inaugurava o local com uma mostra que chegou a um público de 800 mil pessoas. Desde então, o espaço era utilizado para exposições de flores.

"Recebi o convite do ex-governador Jaime Leirner para ter um espaço em Foz do Iguaçu, mas acho o Jardim Botânico mais adequado e doei 114 obras para Curitiba, que ficarão em exposição permanente aqui", disse Krajcberg à Folha, anteontem.

As obras expostas foram realizadas ao longo dos últimos 30 anos, desde que Krajcberg instalou-se em Nova Viçosa, no sul da Bahia, onde pretende inaugurar outro espaço cultural, no próximo ano.

Antes, ele transforma no próximo mês seu antigo ateliê em Paris em um museu, primeiro local francês dedicado a um brasileiro. Krajcberg nasceu na Polônia, chegou ao Brasil em 1948 e, em 1954, naturalizou-se brasileiro.

Os três espaços devem produzir intercâmbio, segundo Ricardo Ribenboim, presidente do Instituto Frans Krajcberg de Arte e Meio Ambiente.

Debates

Além das esculturas, a galeria, em Curitiba, ganha um anfiteatro e uma sala de documentação.

"Foi a contrapartida pedida por ele, além do espaço para arte é preciso um local para debates", conta Ribenboim, que lança, também hoje, o início do mapeamento para a realização do catálogo "raisoneé" --com as obras completas-- do artista, que deve conter pelo menos 1.200 obras.

O jornalista Fabio Cypriano viajou a convite da Prefeitura de Curitiba

ESPAÇO CULTURAL FRANS KRAJCBERG - Mostra permanente com 114 obras do artista Frans Krajcberg, entre esculturas e fotografias
Quando: abertura hoje, 16h30; de ter. a sex., das 9h às 12h e das 13h às 19h, sáb. e dom., das 13h às 19h
Onde: Jardim Botânico de Curitiba (r. Engenheiro Ostoja Roguski, s/nº, tel. 0/xx/41/264-6994)
Quanto: R$ 3
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página