Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2003 - 16h19

Preservação das florestas é tema de exposição no Mube

Publicidade

da Folha Online

Qual a relação entre música e preservação ambiental? O evento "Sons da Floresta", que acontece no Mube (Museu Brasileiro de Escultura), em São Paulo, entre os dias 22 e 26 deste mês, pretende responder a esta pergunta.

Segundo os organizadores da mostra, pesquisas conduzidas pelo programa SoundWood demonstraram que mais de 70 espécies florestais utilizadas na fabricação de instrumentos musicais estão ameaçadas de extinção. Levando em consideração dados como este, a mostra tem como objetivo divulgar a importância da certificação florestal, dada pela FSC (Forest Stewardship Council), que permite a manutenção das florestas vivas e, consequentemente, garante a preservação de madeiras usadas para a construção de instrumentos musicais no futuro.

Durante o evento, instrumentos musicais e painéis ilustrativos mostrando a relação entre as árvores e os instrumentos ficarão em exposição. Palestras e visitas guiadas por monitores também fazem parte da programação.

No dia 21 haverá um seminário com luthiers, músicos, produtores culturais, fabricantes de instrumentos, fornecedores de madeira e ONGs ambientalistas. O seminário (somente para convidados) está sendo organizado em parceria com o Ibama, Ministério do Meio Ambiente, certificadores do FSC Brasil e Oficina Escola de Lutheria da Amazônia e tem o objetivo de incentivar o consumo responsável de madeira.

Nos dias 22 e 23 de outubro, além da visitação normal, serão aceitas reservas de grupos (escolares ou não) para visitas monitoradas. Os interessados devem se cadastrar pelo e-mail amainan@amainan.org ou pelo telefone 0/xx/11/3735-3891.

A exposição é patrocinada pela embaixada britânica no Brasil em parceria com a ONG Fauna & Flora International e com o Programa Soundwood, que tem parceria no país com a ONG Amainan Brasil.

O Mube fica na av. Europa, 218, Jardim Europa, tel. 0/xx/11/3081-8611. De quarta a domingo, das 10h às 19h. A entrada é franca.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página