Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2003 - 17h01

Canal Brasil exibe filme sobre o documentarista Eduardo Coutinho

Publicidade

da Folha Online

O Canal Brasil (TV paga) presta uma homenagem ao documentarista Eduardo Coutinho e exibe, na faixa "Retratos Brasileiros", o inédito "Cinema de Reportagem: A Obra de Eduardo Coutinho". O filme será exibido no próximo dia 19, às 20h.

No documentário, o cineasta é transportado para o outro lado das câmeras e revê sua filmografia nesse média-metragem dirigido por um quarteto feminino: Daniela Muzi, Daniela Santoro, Maria Aparecida Costa e Eduarda Mattar.

Entre os entrevistados estão profissionais e amigos, como Zelito Viana, Eduardo Escorel, João Moreira Salles, Consuelo Lins e Cláudio Ceccon.

Ilustrado com cenas dos filmes "Cabra Marcado Para Morrer" (1961), "Santa Marta" (1987), "O Fio da Memória" (1991), "Boca do Lixo" (1992), "Santo Forte" (1997) e "Babilônia 2000" (2000), o filme recebeu dois prêmios do Vide Vídeo --Festival de Cinema e Vídeo Universitário da UFRJ.

Em "Cinema de Reportagem" (2001), Eduardo Coutinho fala sobre o início de sua carreira cinematográfica, com a produção do episódio "Pedreira de São Diogo", de "Cinco Vezes Favela" (1961), dirigido por Leon Hirzsman. Também nessa época, foi escolhido pelo CPC da UNE para dirigir um longa de ficção sobre a vida de um líder camponês paraibano assassinado em uma manifestação. O resultado foi o premiado "Cabra Marcado Para Morrer" (1984), com elenco composto pelos próprios camponeses da região.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página