Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2003 - 07h38

Sofia Coppola se firma como cineasta em "Encontros e Desencontros"

Publicidade

PEDRO BUTCHER
crítico da Folha

Criticada por sua atuação em "O Poderoso Chefão 3" (90) e depois de uma estréia claudicante como diretora em "As Virgens Suicidas" (99), Sofia Coppola, 32, se firma como cineasta com seu segundo longa.

O simpaticíssimo "Encontros e Desencontros", comédia melancólica toda filmada em Tóquio, foi selecionado para a seção Contracorrente do último Festival de Veneza e saiu de lá com um prêmio para a atriz Scarlett Johansson.

Johansson é Charlotte, jovem casada com um fotógrafo (Giovanni Ribisi, de "Paraíso") em viagem de trabalho a Tóquio. Bill Murray é Bob Harris, um famoso ator americano que está na mesma cidade para gravar um comercial de uísque.
No bar do hotel de luxo em que estão hospedados, Charlotte e Bob vão, juntos, afogar suas mágoas.

Bill Murray, mais conhecido pela série "Ghostbusters", talvez seja a grande surpresa do filme, revelando-se um comediante de primeira linha, fiel ao estilo de Buster Keaton. Ele é capaz de extrair e conquistar simpatia com a face neutra e impassível.

Tóquio é apresentada do ponto de vista do choque cultural e daí, talvez, a sensação politicamente incorreta do exagero cômico que várias cenas podem despertar. Mas Sofia Coppola filma a cidade (e os japoneses) com os olhos carinhosos de uma deliciosa descoberta.

ENCONTROS E DESENCONTROS: dia 18, às 22h40, Unibanco Arteplex 1; dia 19, às 21h, Cine Morumbi 3; dia 23, às 16h05, Cinearte 1; dia 25, às 23h, Unibanco Arteplex 1; e dia 27, às 21h30, Metrô Santa Cruz 9

Especial
  • Veja a programação, sinopses e as notícias da Mostra BR de Cinema de São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página