Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2000 - 16h06

Stênio Garcia e Regina Casé dizem ter respirado ar do filme

Publicidade

CECILIA NEGRÃO
da Folha Online

A "literatura brasiliense" foi definida pelo ator Stênio Garcia como a cartilha que regeu todo o elenco do filme "Eu Tu Eles". Segundo ele, para construir cada personagem os atores não precisaram copiar: "era só transpirar". "Todos os atores que trabalharam do filme têm na bagagem o 'homem brasileiro'", resumiu Garcia, que interpretou o personagem Zezinho Linhares, um dos maridos de Darlene (Regina Casé).

Em 42 anos de carreira, Stênio (que trabalhou em 18 filmes, 30 peças e 28 novelas) sabe o que diz. Os 42 prêmios recebidos não foram por acaso. Para ele, foi necessário só "olhar nos olhos e buscar na alma", o que o ator define como a "simplicidade da emoção".

Opinião parecida tem a protagonista do filme, vivida por Regina Casé. Ela disse que compôs o personagem durante toda sua vida: "Fiquei muito impregnada com personagens como a Darlene. Colecionei gestos e, quando ela chegou, pensei: ainda bem! Tudo que colecionei já tem para onde ir...".

Regina Casé, que foi proibida pelo diretor Andrucha Waddington de conhecer a verdadeira Marlene, diz que "nunca compôs personagem". "O Andrucha queria um personagem baseado nela e eu fui moldando", disse.

Durante quatro anos, o diretor Andrucha Waddington escolheu os atores que iriam compor sua obra. A protagonista Regina Casé, por exemplo, foi incluída no elenco do filme "Eu Tu Eles" após uma conversa entre a roteirista de "Eu Tu Eles", Elena Soárez, e um taxista. Durante uma corrida no Rio, Elena contou o enredo para o taxista e a resposta foi imediata: "Esse é um papel para a Regina Casé!".

O papel mais dramático que Regina interpreta pode ser encarado com surpresa pelo público, acostumado a vê-la fazendo comédia. Para ela, no entanto, não há surpresas. "Eu já passei por muitas emoções. Conheço bem o sofrimento. Eu só não tive muita oportunidade de interpretar", afirmou.

Embora Regina Casé e Marlene Sabóia, a personagem real, não se conheçam, o encontro está cada vez mais perto. "Do jeito que as coisas estão, logo haverá o primeiro encontro", afirmou a atriz.

Solidão

A solidão para o ator Stênio Garcia é o ponto de união do filme. Durante os meses de filmagem, o ator conta que conheceu uma mulher que se chamava Luzia. "Ficamos muito amigos e aprendi com ela um pouco da sua solitária vida", disse. "Recomendei para minhas filhas o filme 'Eu Tu Eles'. O considero um exemplo de vida. Acho que o maior exemplo que os personagens principais irão passar é a coragem", disse o ator.

Leia mais:

  • Veja mais notícias sobre "Eu Tu Eles"


  • Leia mais notícias de Ilustrada na Folha Online
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página