Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2008 - 11h20

Prefeito de Xangai pede instalação de Disneylândia

Publicidade

da Reuters, em Pequim

A prefeitura de Xangai pediu ao governo central chinês para montar sua própria Disneylândia, informou o prefeito da cidade, Han Zheng, nesta quinta-feira (6), encerrando uma longa especulação sobre a real intenção da cidade em construir o parque.

Os planos para a Disney de Xangai começaram em 2005, mas foram suspensos quando o chefe do Partido Comunista na cidade, Chen Liangyu, se envolveu numa investigação de corrupção em 2006.

Recentes reportagens na imprensa estatal diziam que, apesar de Xangai planejar construir um grande parque temático até 2020, a cidade ainda precisava se decidir por um projeto específico.

"Nós fizemos um pedido à Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (a agência de planejamento econômico da China), mas, até agora, não recebemos nenhuma resposta de aprovação", disse Han à imprensa.

"Qualquer grande projeto deste tipo tem de ter a aprovação do governo central", contou ele, acrescentando que o local do parque ainda não foi decidido.

A Walt Disney manifestou interesse em montar uma Disneylândia na China em 2002, e então fez uma parceria com o grupo Lujiazui, de Xangai, para desenvolver o projeto, que seria 4,7 vezes maior do que a Disneylândia de Hong Kong.

Mas o plano foi logo suspenso, em parte devido a preocupações de que o parque de Hong Kong fosse prejudicado, segundo os jornais oficiais do Estado.

A Disneylândia de Hong Kong, o segundo parque temático do estúdio na Ásia, depois do Japão, tem passado por dificuldades desde a sua inauguração, em 2005, não atingindo as expectativas de público. O parque recebeu por volta de quatro milhões de visitantes em seu segundo ano de operação, uma queda de mais de 20% em relação ao primeiro ano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página