Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2003 - 14h02

Montagem de pocket-ópera faz homenagem a Candido Portinari

Publicidade

da Folha Online

O centenário do artista Candido Portinari inspira o novo espetáculo da série "Pocket Opera", realizada pelo Sesc Ipiranga, em São Paulo, em parceria com o Projeto Portinari.

Com concepção e direção de Luiz Carlos Vasconcelos, composição e direção musical de Laércio de Freitas e dramaturgia assinada por Luiz Alberto de Abreu, "Porti-Nari: A Ópera" estréia no dia 23 de outubro no teatro do Sesc Ipiranga.

Doze músicos e 22 atores foram recrutados para encenar a trajetória do artista, incluindo onze crianças selecionadas em oficinas teatrais realizadas pelo Sesc.

O espetáculo se divide em três planos cênicos: realidade, imaginação e memória. No primeiro, a ação se concentra nos últimos momentos de Portinari, já inconsciente. No segundo, as figuras de seus tios desencadeiam uma série de acontecimentos da Itália e da infância do pintor. E no último, elementos presentes em sua obra que se relacionam com sua trajetória.

Projeto

O projeto "Pocket Opera" foi criado pelo Sesc Ipiranga em 1998 com o objetivo de aproximar o público do gênero operístico. Desde o início participaram criadores com diferentes concepções, como Gerald Thomas ("N x W"), Solange Farkas ("A Ópera do Fim do Mundo"), Marcelo Tas ("Zap, O Resumo da Ópera"), Ivaldo Bertazzo ("Tupi, Tu És"), Ricardo Guilherme ("Bis!") e o trio Arrigo Barnabé/Tim Rescala/Guto Lacaz ("1922 Antes e Depois").

Após a temporada paulistana, "Porti-Nari: A Ópera" faz itinerância pelo interior do Estado: Rio Preto (8 e 9/11), Santos (12/11), Araraquara (15/11), São Carlos (22 e 23/11), Ribeirão Preto (26/11) e Santo André (29 e 30/11).

"PORTI-NARI: A ÓPERA"
Onde: Teatro do Sesc Ipiranga (rua Bom Pastor, 822, tel. 0/xx/11/3340-2000)
Quando: Estréia dia 23 de outubro, para convidados. Temporada: dias 24 (convidados), 25, 26, 30 e 31 de outubro e 1º e 2 de novembro. Qui. a sáb., às 21h, e aos domingos, às 20h
Quanto: R$ 6 a R$ 18
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página