Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/10/2003 - 17h52

Panorama Rio Arte de Dança reúne 28 companhias em 11 dias

Publicidade

da Folha Online

Durante onze dias o Rio de Janeiro se tornará o centro da dança contemporânea no país, com a realização do Panorama RioArte de Dança, que está em sua 12ª edição.

Entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro, alguns dos principais nomes da dança contemporânea de todo o mundo mostram sua arte no Rio. O evento reúne 28 companhias locais, nacionais e internacionais.

A coreógrafa Maguy Marin e o trabalho de pesquisa de Alain Buffard são os representantes da França na mostra. O grupo Raiz de Polon, de Cabo Verde, e os solos das portuguesas Sônia Baptista e Tânia Carvalho dão continuidade ao intercâmbio cultural entre as produções de dança de países de língua portuguesa. O inglês Roberto Pacitti e o francês Cristophe Wavelet estarão na cidade para o projeto "Residências-Panorama".

Dentre as companhias nacionais, estarão presentes o dinamarquês Peter Diez, residente em Recife, que faz um solo com música ao vivo de Siba, forrozeiro do grupo Mestre Ambrósio, Adriana Banana, de Belo Horizonte, e o solista Lakka, de Uberlândia.

Entre os cariocas estarão Cristina Moura, Carlota Portella, Paulo Caldas, Andréa Maciel, Gustavo Ciríaco e Frederico Paredes.

O Rio Arte de Dança terá coreografias de pequena duração, oferecendo ao público a oportunidade de entrar em contato com o universo de vários criadores cariocas que dividem duas noites no Espaço Cultural Sérgio Porto: Denise Stutz, Ivana Mena Barreto, Andréa Bergallo, Aluísio Flores, Verúsia Correia, Cláudio Lacerda, Gustavo Barros e Tanz Haus.

Uma noite inteira da programação será dedicada a grupos de hip hop, que farão suas apresentações no palco do Teatro Carlos Gomes.

O projeto social "Danças da Maré", criação de Ivaldo Bertazzo para o Corpo de Dança da Maré, também estará na mostra. São cerca de 30 jovens que vão apresentar um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido dentro do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré que atua desde 1997 no Complexo da Maré (zona norte do Rio).

Diversificação

Com o objetivo de formar novas platéias e garantir acesso irrestrito aos espetáculos por parte da população, as apresentações serão realizadas em vários locais da cidade.

O Espaço Cultural Sérgio Porto, berço do festival, continua como uma de suas sedes, assim como os teatros Carlos Gomes, o Centro de Artes Hélio Oiticica e o Maison de France, ambos já utilizados em anos anteriores. O Espaço Sesc, em Copacabana, é o mais novo parceiro e será sede da residência com o artista inglês Roberto Pacitti, além do local onde acontecerá a criação "Finale", com os participantes da residência com o artista britânico.

As fachadas do casario colonial dos arredores da praça Tiradentes também servirão de palco para as performances da artista alemã Angie Hiels, que transita entre as artes cênicas e as artes plásticas com suas instalações de idosos em cadeiras penduradas nas fachadas.

Todos os espetáculos terão parte de seus ingressos (vendidos a R$ 2) destinados a cerca de 20 grupos de jovens provenientes de comunidades sem acesso aos meios culturais e que se dedicam a variadas formas de arte, do circo à dança.

Debates

Um ciclo de debates faz parte da programação da mostra. Uma mesa-redonda sobre "Live Art", com Robert Pacitti e Helen Cole, diretora do festival Arnolfini, em Bristol, no Reino Unido; um encontro com a coreógrafa francesa Maguy Marin; um encontro com a Companhia Raiz di Polon, de Cabo Verde e as solistas portuguesas Sonia Batista e Tânia Carvalho, com mediação de Mark Deputter, diretor do festival Danças na Cidade de Lisboa (Portugal) estão na agenda.

Sob a direção artística da coreógrafa Lia Rodrigues, o evento tem patrocínio da Prefeitura do Rio e tem como parceiros o Instituto Goethe, o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, a Aliança Francesa, o AFAA, o Festival Danças na Cidade de Lisboa / Portugal, o Ministério da Cultura de Portugal, o British Council e o Sesc Rio.

12º PANORAMA RIOARTE DE DANÇA
Onde: Teatro Carlos Gomes (praça Tiradentes s/nº, Centro, RJ, tel. 0/xx/21/2232-8701), Espaço Cultural Sérgio Porto (rua Humaitá, 163, Humaitá, Rio de Janeiro, tel. 0/xx/21/2266-0896), Espaço Sesc (rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana, tel. 0/xx/21/2547-0156), Teatro da Maison de France (av. Presidente Antônio Carlos, 58, 4º andar, tel. 0/xx/21/2210-1272)
Quando: 30 de outubro a 9 de novembro
Quanto: R$ 2
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página