Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2003 - 17h49

Gravações raras de shows com estrelas da MPB vão virar disco em 2004

Publicidade

da Folha Online

Finalmente um importante registro da música brasileira dos anos 1970 será lançado comercialmente. As 20 horas de gravações registradas no Teatro Casa Grande, no Rio de Janeiro, em 1975 com grandes nomes da MPB devem ser lançadas em disco no primeiro semestre de 2004.

O valioso acervo, pertencente ao compositor Gutemberg Guarabyra, foi adquirido pela Academia Paulista dos Magistrados e pela gravadora Dabliú. Entre os artistas que participaram do evento estão Caetano Veloso, Gal Costa, Paulinho da Viola, João Bosco, Alceu Valença, Elton Medeiros, Moraes Moreira, Sá & Guarabyra, Ivan Lins, Paulo César Pinheiro, Egberto Gismonti, Toninho Horta, Milton Nascimento, Belchior, Jorge Mautner, Altamiro Carrilho, Walter Franco, Geraldo Azevedo, Edu Lobo, João Donato, Nelson Cavaquinho, Jackson do Pandeiro, Marilia Medalha, Jards Macalé, Clementina de Jesus, Quarteto em Cy, Gonzaguinha, João Nogueira e Luis Melodia, entre outros.

Os espetáculos foram realizados para levantar fundos para a Sombrás, a Sociedade Musical Brasileira, entidade criada por compositores nacionais para cuidar da gestão dos direitos autorais.

Guarabyra foi organizador dos Festivais Internacionais da Canção do Rio de Janeiro e articulador de movimentos dos músicos brasileiros nos anos 60 e 70. Em entrevista à Folha de S.Paulo em setembro, o compositor admitiu que decidiu se desfazer das fitas em razão de dificuldades financeiras, e que elas valeriam aproximadamente R$ 80 mil.

Depois do trabalho de recuperação dos originais, será definido o formato do produto fonográfico que será lançado nacionalmente pela gravadora paulista.

Paralelamente a isso, estão sendo identificados todos os intérpretes, músicos e compositores envolvidos nos shows para o devido pagamento dos direitos autorais.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página