Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2003 - 03h23

Outro Canal: Autor da Globo muda novela "plagiada"

Publicidade

DANIEL CASTRO
colunista da Folha

Novela aprovada pela Globo para entrar no ar no segundo semestre de 2004, a trama inicial de "Um Estranho Amor" é uma cópia quase idêntica de um livro que já vendeu 900 mil exemplares no mundo (está na terceira edição no Brasil) e que teve seus direitos para o cinema comprados por Steven Spielberg por US$ 2 milhões.

Na trama apresentada pelo autor da Globo Alcides Nogueira, André aluga um apartamento e encontra morando nele a ex-inquilina, Laura, editora de moda. Ela lhe conta que está em coma, e André, incrédulo, confere a informação em uma UTI. Ele se apaixona pela "alma" dela, que não o reconhece quando sai do coma.

É a mesma história de "E Se Fosse Verdade...", do francês Marc Levy, lançado nos EUA em 2000. No livro, ela é Lauren, uma médica; ele, Arthur, um arquiteto como André. A trama original se passa em San Francisco (EUA).

Alcides Nogueira afirma que tudo não passa de uma grande coincidência. Diz que só tomou conhecimento do livro anteontem, quando o leu, após ser questionado pela Folha.

"A situação inicial é parecidíssima com a da sinopse, mas o desenrolar é outro. Fiquei desapontado. Imaginava ter descoberto um 'plot' original, e ele já existe, nem tenho como negar! Como sou advogado pós-graduado em direito autoral, jamais me valeria de um plágio", afirma Nogueira, que já procura outra história.

Outro Canal

Fórum 1


O Ministério da Justiça vai realizar em 2004 um seminário internacional para discutir a classificação indicativa de programas de TV, filmes e espetáculos. Será em Brasília, com participação de especialistas dos EUA, França e México, entre outros países, além de autores e diretores de programas brasileiros.

Fórum 2

O seminário, pretende-se, irá fornecer subsídios para comissão de notáveis, montada pelo ministério, para apresentar proposta de nova regulamentação para classificação indicativa e de implantação de bloqueador de programas indesejados por telespectadores nos televisores vendidos no país, o V-Chip.

Solar

A MTV acaba de fechar a escalação dos artistas que irão participar dos oito "Luau" que irão ao ar em janeiro e fevereiro. Novamente comandado por Sarah Oliveira, o programa de verão terá uma edição com Zeca Pagodinho, cantor até recentemente estranho à audiência da MTV.

Prestígio

A próxima edição do "Linha Direta - Justiça", que a Globo exibe no final do mês, terá um depoimento do ministro da Defesa, José Viegas. O programa irá reconstituir a morte de Zuzu Angel, no Rio, em 1976, caso que só 19 anos depois foi esclarecido como um acidente provocado por agentes da repressão do regime militar. O ministro afirma que o atentado é imperdoável.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página