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06/11/2003 - 11h39

Em NY, Brasil tenta afastar aura exótica de sua comida

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CÍNTIA CARDOSO
da Folha de S.Paulo, em Nova York

Afastar a aura de exotismo que paira sobre a comida brasileira quando julgada por críticos e gourmets nova-iorquinos. É o objetivo do festival de gastronomia brasileira que começou ontem e vai até a próxima segunda-feira em Nova York, no Time Hotel.

No menu preparado para a ocasião, a chef Carla Pernambuco vai apresentar o lado mais lusitano da cozinha brasileira no bacalhau à brás (bacalhau servido com ovos e batatas) e no picadinho de filé mignon (acompanhado de milho sauté, farofa de ovos, banana à milanesa e pastéis de queijo).

Entre as opções de entrada, prevalecem os frutos do mar no creme de mandioca com camarões e nas casquinhas de siri. Um toque nordestino está presente na salada de queijo coalho grelhado com melado e castanhas do Pará.

"Procurei incorporar ingredientes que são mais adaptáveis ao paladar americano. Pratos à base de carne-seca, por exemplo, foram descartados", declarou a chef, proprietária do restaurante Carlota, que tem filiais no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A chef reservou o lado mais tipicamente brasileiro para as sobremesas. A popular combinação de goiabada com queijo foi transformada num sofisticado suflê de goiabada com calda fria de queijo catupiry. O mineiríssimo doce-de-leite é apresentado na forma de petit gâteau. A fruta-do-conde é servida como pudim.

Para Milford Prewitt, editor da publicação "Nations Restaurant News", a culinária brasileira ainda carrega o rótulo de "paladar exótico", mas já é mais bem acolhida entre os gourmets americanos. "A utilização de ingredientes frescos tem cativado os americanos. A tradição multicultural do Brasil é outro atrativo. A cozinha consegue combinar simplicidade e sofisticação num paladar único." Ele ressalta, porém, que não há consenso entre os críticos. "Há quem ache a comida excessivamente salgada", disse.

O festival de gastronomia é patrocinado pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) e pela Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex). O tour de apresentação da cozinha brasileira ainda inclui Moscou (Rússia), Berlim (Alemanha) e Dubai (Emirados Árabes).
 

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