Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2008 - 18h18

Quatro grupos de Curitiba se unem em mostra especial

Publicidade

MIGUEL ARCANJO PRADO
enviado especial da Folha Online a Curitiba

Quatro grupos curitibanos resolveram se unir no Festival de Curitiba para ter mais força e chamar a atenção do público. Eles criaram a Mostra Novos Repertórios 2008, que reúne as companhias Silenciosa, Pausa/Cambutadefedapada, A Armadilha e Provisória, todas da capital paranaense.

Alessandra Haro/Divulgação
Atores Ana Ferreira e Angelo Cruz contracenam em "Jesus Vem de Hannover"
Atriz Ana Ferreira e ator Angelo Cruz contracenam em "Jesus Vem de Hannover"

A iniciativa de se juntarem partiu dos próprios artistas, que fazem suas apresentações no teatro experimental Teuni, no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, no centro de Curitiba.

Hoje e amanhã, às 15h, será realizado o projeto "Desmontagens", no qual cada companhia realiza processos cênicos livres. Já no domingo, também às 15h, os integrantes dos quatro grupos vão se reunir e criar quatro pequenas cenas, no processo chamado "Liquidificador". "É um jogo de improvisação que vai misturar todos os elencos", diz a atriz Giorgia Conceição, da Cia. Silenciosa.

Os atores da Cia. Provisória estão em cartaz no festival com a peça "Instantâneos de Tempo em Tempo", apresentada nos dias 27 e 29, às 23h. "Os atores contam histórias reais e ficcionais que falam da expansão e da condensação de pequenos instantes", diz Ciliane Vendruscolo, atriz da montagem.

"Jesus Vem de Hannover", texto lido pela Cia. Silenciosa na última edição do festival, será apresentado hoje e domingo (30), às 20h. "A peça mostra um homem megalomaníaco que se passa por celebridade. Ele se acha tanto, que se passa até por Jesus", revela Léo Glück, autora do texto.

Homenagem a Henfil

Já o espetáculo "Henfil, Já", da Pausa Cia./Cambutadefedapada, pode ser visto na sexta (28), às 23h, e no sábado (29), às 20h. "Em janeiro deste ano, completaram 20 anos da morte de Henfil. Nossa ligação com a obra dele é antiga, já que o nome do grupo veio de um final de uma carta do cartunista, na qual dizia 'às ruas, cambutadefedapada'", conta Moa Leal, ator e produtor do espetáculo.

"Henfil Já" mostra trechos da coluna 'Cartas da Mãe', que ele escrevia na 'IstoÉ', e do livro 'Diário de Um Cucaracha', entre outros. Ainda pode ser vista a montagem "Bolacha Maria", do grupo A Armadilha, que será apresentada amanhã (27), às 20h, e no dia 30, às 23h.

Mostra fotográfica

Será aberta nesta quinta (27), uma exposição fotográfica do histórico das quatro companhias no restaurante Original Beto Batata (r. Professor Brandão, 678, Alto da XV, Curitiba). "Queremos mostrar ao público a continuidade do nosso processo de trabalho e de tudo que já produzimos", diz Conceição.

O repórter viajou a convite do Festival de Curitiba.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página