Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2003 - 13h25

Veja uma lista de 10 filmes em cartaz que você precisa assistir

Publicidade

RICARDO FELTRIN
Editor da Folha Online

Segue abaixo uma lista com 10 filmes que estão em cartaz que você precisa assistir. A relação começa a partir do melhor filme, do segundo melhor etc. Obviamente trata-se de uma lista subjetiva, já que é feita a partir de opinião pessoal. Mas serve como dica para você decidir o que vai assistir neste fim-de-semana.

*****************************************************

As Invasões Bárbaras - Um filme impecável, que certamente entra para a lista dos melhores da história do cinema, sem exagero algum. Não há muito o que falar sobre essa obra de Denys Arcand. É preciso assisti-la. Mexe profundamente com os sentimentos do público. O filme do ano.

Callas Forever - Aproveitem, leitores, porque tem uma única exibição em pré-estréia, à 0h de domingo, no Frei Caneca Arteplex. Quando esse filme de Franco Zeffirelli começa, ao som de "The Clash", você até duvida que vai assistir a uma história sobre Maria Callas, a maior cantora lírica de todos os tempos. Mas a dúvida dura pouco. Fanny Ardant, no papel da diva, tem uma atuação espetacular. O mesmo vale para Jeremy Irons ("The Mission"). E a montagem de "Carmen" (Bizet) no filme é linda.

Ararat - Assim como em "Callas Forever", este é um filme dentro de um filme. É uma obra reparadora e certamente dolorosa para armênios e incômoda para turcos, que não reconhecem oficialmente até hoje a autoria do genocídio de 1 milhão de armênios (que eram cidadãos turcos) no início do século 20. A atuação do lendário Charles Aznavour como diretor de cinema é um show (convincente) à parte.

Kedma - Evite assistir "Ararat" e "Kedma" no mesmo dia, sob risco de ficar deprimido. Este filme de Amos Gitai é uma obra-prima, mas toca em feridas ainda abertas da questão israelo-palestina. Gitai reconstitui a chegada dos primeiros judeus, dias antes do nascimento do Estado de Israel. Um personagem faz um monólogo-desabafo bastante esclarecedor e emocionante ao final deste filme imperdível.

Pauline na Praia - Não é exagero dizer que Eric Rohmer é o poeta do cinema. E que ninguém mostra os sentimentos humanos tão clara e divertidamente como ele. Neste conto, Pauline é uma adolescente envolvida com adultos com sentimentos mesquinhos e atitudes egoístas (entre eles um "lobo" quase cinquentão). Cabe à garota, em sua própria jovem consciência, aprender alguma coisa a partir dos péssimos exemplos que vê à sua volta. Se o cinema tivesse gosto, este seria um filme doce.

Os Vigaristas - Pode ir correndo porque este filme de Ridley Scott vale o dobro do valor do ingresso se somarmos a impressionante atuação de Nicolas Cage. A história sensacional de trapaceiros com (poucos) problemas de consciência. O final é muito bacana justamente por não ser previsível. Filme na categoria "sensacional".

O Amor Custa Caro - Comédia bem feitinha com a estonteante Catherine Zeta-Jones e com George Clooney, que não decepciona neste papel "engraçadinho". O roteiro abusa de uma sequência de fatos inverossímeis, mas a intenção aqui é só divertir, e não contar a verdade. Então vá em frente.

Amém - Mais um filme que mexe com religiões, racismo e feridas da Segunda Guerra. A possível omissão do papa Pio 12 em pleno andamento do holocausto é tratada como fato consumado pelo diretor Costa-Gavras. Duro mesmo é assistir a um épico como esse, de duas horas e 10 minutos, naquelas poltronas horrorosas e desconfortáveis do Belas Artes. Só está passando lá. Portanto, boa sorte para sua coluna vertebral.

Lisbela e o Prisioneiro - Só para reforçar, se você não viu ainda, não sabe o que está perdendo.

Lágrimas do Sol - Este filme é muito maltratado pela crítica, talvez por ter no papel principal o eterno redentor da humanidade, Bruce Willis. Neste caso é uma injustiça porque o filme é muitíssimo bem feito e tem um roteiro excelente. A violência e a miséria que grassam na África estão no centro do roteiro. Fora a trilha sonora, que é linda.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página