Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2003 - 08h59

Brasileira comanda mudanças no Animal Planet

Publicidade

FERNANDA DANNEMANN
free-lance para a Folha

O nome dela é Peach Gibson, 40, brasileira de Lorena, interior de São Paulo, casada com um fotógrafo americano e mãe de Christopher, de oito anos. Depois de reformular o Discovery Kids e colocá-lo entre os maiores canais infantis do mundo, ela está à frente da mudança radical no Animal Planet, que se volta ao público adulto, sobretudo a quem já passou dos 35 anos.

Liderando uma equipe de 30 pessoas, espalhada pelos EUA, Londres, Cingapura e Índia, Gibson afirma que o Animal Planet já não é apenas um canal de documentários e nem direcionado ao público infantil. Todos os elementos que compõem a marca, inclusive o slogan ("Isso Pega!"), ganharam visual mais adulto.

As novas atrações prometem emoções fortes em suas 500 horas de programação inédita, a cargo da rede BBC e de produtoras independentes de diversos países. "O novo Animal Planet é a natureza nua e crua", diz o vice-presidente sênior da divisão Animal Planet International, Peter Weil.

Depois de acumular experiência como produtora de comerciais na Artplan, em São Paulo e no Rio, Gibson, hoje diretora de criação do Animal Planet International, aposta em imagens reveladoras e em personagens que mostrem aspectos dos animais que o telespectador jamais veria.

"Queremos entreter até quem não gosta de bichos e investimos na surpresa, no medo", diz ela. Para tanto, há novidades como "As Ousadias de Mike e Mark", que estréia em 7/12 (das 16h às 20h) num bloco especial e que se tornará série em 2004.

A tônica da atração é o humor e o atrevimento: Mike Tenman e Mark Tennant, guias de safári, arriscam-se para conseguir o inusitado. Num dos episódios, os dois se infiltram entre leões para conseguir um close; em outro, ficam três dias sobre uma árvore esperando que passe uma manada de elefantes... que não passa.

"Não é mais um canal para quem gosta de animais, ou um canal sério de documentários, mas sim um espaço para entretenimento e informação", diz Gibson.

No entanto, a mudança --que será gradativa-- respeitará sucessos de audiência. Os documentaristas Steve Irwin e Jeff Corwin e suas cobras e jacarés ganharam a faixa "Segundas-Feras", nas noites de segunda. Na mesma linha, o "Vídeos Mais Divertidos do Animal Planet" ficou com as terças.

"Criamos noites temáticas para criar um público fiel", diz Gibson. E, para fazer com que o telespectador se sinta em casa, ela não deixou de fora as "exigências globais", que, afirma, "asseguram o sabor local": no Brasil, a série "Mamíferos", no ar até 26/12, sempre às 21h de sexta, tem como anfitriã a cantora Ivete Sangalo.

Pertencente ao Discovery Networks International, rede detentora de dez canais de TV, o Animal Planet é um dos maiores sucessos do grupo, com mais de 124 milhões de assinantes em 70 países e, no Brasil, é sintonizado na TVA, Net, Sky e Directv, com aproximadamente 2 milhões de assinaturas, segundo o canal.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página