Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2003 - 06h16

"Professor" elogia cena brasileira

Publicidade

da Folha de S.Paulo, na Cidade do Cabo

O DJ e produtor inglês Marcus Intalex, um dos nomes mais festejados do drum'n'bass, dono do selo Soul:R, fez uma "confissão", como ele mesmo anunciou, durante palestra aos alunos da Red Bull Music Academy, na última quarta, na Cidade do Cabo.

"Fiz a maior besteira quando me recusei a lançar (a música) 'LK' pelo meu selo", disse, referindo-se ao hit dos DJs paulistanos Marky e XRS, em 2002. "É a melhor faixa de drum'n'bass dos últimos cinco anos", elogiou.

Recusada por Intalex, a música foi lançada na Inglaterra, em vinil, por outro selo importante, o V Recordings, do também DJ inglês Bryan Gee. Em resumo: "LK" (aquela com sample de "Carolina Carol Bela", de Jorge Ben e Toquinho) se tornou o maior sucesso de um brasileiro na cena eletrônica da Europa em todos os tempos.

"É incrível como um grupo de pessoas pode impulsionar a música de um país. O Brasil tem uma das cenas de drum'n'bass mais empolgantes do mundo", disse, e completou: "Graças ao caminho que foi aberto por Marky, Xerxes (XRS) e Patife, o país é hoje uma potência mundial no gênero."

Elogios mais rasgados ainda foram atribuídos a Marky. "É impressionante como ele conseguiu se impor num mercado tão competitivo quanto o inglês. Quando ele chegou por lá (em 98), ainda não fazia produções próprias. As músicas são hoje a principal forma de que um DJ dispõe para se destacar. Mas, no caso do Marky, foi mesmo a maneira de tocar, que até hoje me deixa de queixo caído, que o fez especial."

O DJ falou por duas horas aos alunos sobre os primórdios, sobre composição e também sobre a crise na indústria fonográfica. Dono de selo, se mostra preocupado com a proliferação de música pela internet.

"É legal, mas o que me deixa louco é que algumas faixas vazam bem antes de serem lançadas. Isso mata a exclusividade da música, qualquer um pode queimar um CD e tocar um som meses antes de ele ser lançado."

Mas o papo terminou com notícia boa para os brasileiros. Intalex está nos acertos finais de uma pequena turnê pelo Brasil, que deve acontecer em dezembro.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página