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16/11/2003 - 07h24

Criações do Calendário Pirelli 2004 baseiam-se em delírios femininos

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ERIKA PALOMINO
da Folha de S.Paulo, em Londres

Ao aceitar o convite da Pirelli para clicar o 40º calendário da empresa, o fotógrafo inglês Nick Knight admite que titubeou. Ele receava a leitura machista tradicionalmente associada a esse tipo de mídia.

Foi então que decidiu inverter a história: como será que as mulheres gostariam de se ver retratadas nas famosas folhinhas da Pirelli? Em busca das respostas, convocou 14 personalidades femininas.

Ao lado do badalado diretor de arte Peter Saville, Knight conversou (separadamente) com as cantoras Björk, Courtney Love e Marianne Faithful, com as atrizes Catherine Deneuve, Isabella Rosselini, Emanuelle Seigner e Liv Tyler, com as escritoras Catherine Milliet, Heidi Fleiss, Emma Forest (também jornalista) e Elizabeth Wurtzel (a musa da geração prozac), com a artista plástica Tracey Emin, a atleta e atriz americana Aimee Mullins e com a estilista Stella McCartney.

Elas revelaram fantasias eróticas, sonhos e desenhos, lidando com poder, sexualidade e prazer. Para interpretar tudo isso, um casting com algumas das tops mais incríveis do momento.

"É uma tarefa difícil; eu não sou mulher", defende-se o bem-humorado Knight durante a entrevista coletiva que lançou o catálogo, na última quarta-feira, em Londres. O resultado é um marcante compêndio de imagens, certamente o mais sensível na história do calendário.

Antes que o leitor pergunte, Knight não revela qual personalidade sugeriu o quê. Fica na especulação, portanto, quem é que quis, como Karolina Kurkova no mês de outubro, ser acariciada por dezenas de escravos.

Ou quem, como Jessica Miller, em abril, quis virar uma desnuda musa de bombeiros sujos e sem rosto. Ainda, quem é que, grávida, gostaria de viver deliciosos momentos de sexo oral sob uma chuva de pétalas vermelhas --a imagem de Esther de Jong no mês de maio (grávida de verdade, então).

"Meu estilo não é sexy", diz Knight. Não o sexy arroz-com-feijão de hoje. Mas a exibição do making of do calendário revela que subiu a temperatura por lá. Afinal, uma das protagonistas era a inglesa Liberty Ross bolinada por uma dupla de rapazes tatuados no escurinho do cinema.

Todos os cenários foram feitos em estúdio, para oito dias de "shooting" nas dependências do Park Hall Studios, em Londres. Nos dois meses seguintes, Knight dedicou-se ao trabalho de pós-produção, que é sua marca. "As mídias estão se diluindo", diz ele sobre a sofisticada confusão visual proposta por suas imagens. Onde é retoque, onde é a foto, onde entra a sobreposição do computador...

Depois do tratamento de Knight, as imagens ganharam incríveis tessituras, reforçando o lado lúdico e surreal. O viés orgânico se mostra especialmente apropriado nas fotos em que os elementos da natureza servem de cenário. Em janeiro, por exemplo, a russa Natalia Vodianova (a nº 1 do mundo) aparece nua, candidamente deitada, como se dormisse numa concha de nuvens.

Em 2005, o cenário do calendário da Pirelli será o Rio, nas mãos experientes de Patrick Demarchelier. Quinze garotas foram selecionadas, numa ação conjunta com a agência Ford e a MTV. Elas serão votadas pela internet e, por fim, a vencedora será escolhida por especialistas entre cinco finalistas.

A jornalista Erika Palomino viajou para Londres a convite da Tim
 

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