Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2003 - 16h55

México se prepara para ser a capital mundial da literatura

Publicidade

da France Presse, na Cidade do México

O México se prepara para ser a capital mundial da literatura entre os dias 23 e 27 de novembro ao receber mais de 200 escritores que participarão do 69º Congresso Mundial de Escritores do Pen Club Internacional.

A sul-africana Nadine Gordimer, Prêmio Nobel de Literatura 1991, o peruano Mario Vargas Llosa, o canadense Michael Ondaatje e o nicaraguense Sergio Ramírez, entre outros, presidirão o encontro na capital mexicana.

Com o tema "Diversidade Cultural e Liberdade de Expressão", o congresso estará dedicado à literatura das Américas e pretende situar a Cidade do México como a capital da literatura mundial, "pela qualidade dos 200 escritores convidados", disse o escritor e ecologista mexicano Homero Aridjis, presidente do Pen Club.

Este será o congresso mais concorrido da história da organização, que desde 1921 reúne escritores, tradutores e editores de mais de 180 países.

Após a inauguração do evento, que se realizará neste domingo (23), no Palácio de Belas-Artes da Cidade do México, haverá sessões de leitura de textos e mesas redondas, durante as quais os escritores discutirão a questão dos direitos humanos.

O Pen Club divulgará, ainda, uma pesquisa mundial sobre liberdades civis e as mudanças nesta questão, depois dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.

Durante o congresso, a organização também elegerá seu novo presidente internacional, que sucederá Aridjis, no cargo há seis anos.

O Pen Club Internacional se ocupa de negociar a liberdade de jornalistas e intelectuais presos, a dar apoio às línguas minoritárias e defender a liberdade de expressão no mundo.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página