Publicidade
Publicidade
23/11/2003
-
05h00
da Folha de S.Paulo
A principal novidade na programação da TV brasileira em 2004 deve ser o formato de "sitcom" (comédia de situação). O produto de humor, que faz sucesso na TV norte-americana, está nos planos de quatro redes.
Só a Globo irá testar no final deste ano quatro programas que têm algum parentesco com o formato -"Papo de Anjo", que seria originalmente quadro do "Fantástico", "Carol & Bernardo", "A Diarista" e "Sob Nova Direção". Quem for bem no Ibope tem chances de virar programa fixo.
Record, SBT e Rede TV! também vêem futuro nas comédias de situação. O SBT promete finalmente estrear "Meu Cunhado", com Moacyr Franco, já gravada.
""Sitcoms" são uma coisa nova em que a TV brasileira está tentando entrar, mas ainda não achamos a fórmula exata. No momento em que acertarmos, podemos ter algo interessante. Temos idéias, mas faltam redatores", afirma Luciano Callegari, superintendente artístico e de programação da Record.
Novelas, "reality shows" e esportes (haverá Olimpíada em 2004) também continuarão em alta no próximo ano. A Record promete abrir dois horários para novelas nacionais. A Band deverá voltar ao gênero inicialmente com uma novela importada, mas quer co-produzir uma trama original.
"Reality shows", segundo executivos de TV, têm fôlego para pelo menos mais dois anos, mas apenas os formatos de muito sucesso devem continuar no ar. A Globo exibe no primeiro trimestre a quarta edição de "Big Brother Brasil". O SBT planeja "Casa dos Artistas 4".
Outra tendência para 2004 é o incremento do que se chama de interatividade. "O telespectador será cada vez mais chamado para participar, votar, dar opinião", diz Marcelo Parada, vice-presidente da Band, que projeta um crescimento de até 20%.
A Rede TV! também aposta nisso. Em janeiro, estréia "Esporte Interativo", faixas de horários nos fins de semana (e em algumas quartas) em que transmitirá a Copa da Uefa (interclubes europeu), o Campeonato Inglês, a NBA (basquete dos EUA), futevôlei e esportes radicais. A interatividade, segundo Amilcare Dallevo, presidente da emissora, que também prevê crescer 20%, será por meio de telefone celular.
Comédia de situação promete ser a novidade na TV
Publicidade
A principal novidade na programação da TV brasileira em 2004 deve ser o formato de "sitcom" (comédia de situação). O produto de humor, que faz sucesso na TV norte-americana, está nos planos de quatro redes.
Só a Globo irá testar no final deste ano quatro programas que têm algum parentesco com o formato -"Papo de Anjo", que seria originalmente quadro do "Fantástico", "Carol & Bernardo", "A Diarista" e "Sob Nova Direção". Quem for bem no Ibope tem chances de virar programa fixo.
Record, SBT e Rede TV! também vêem futuro nas comédias de situação. O SBT promete finalmente estrear "Meu Cunhado", com Moacyr Franco, já gravada.
""Sitcoms" são uma coisa nova em que a TV brasileira está tentando entrar, mas ainda não achamos a fórmula exata. No momento em que acertarmos, podemos ter algo interessante. Temos idéias, mas faltam redatores", afirma Luciano Callegari, superintendente artístico e de programação da Record.
Novelas, "reality shows" e esportes (haverá Olimpíada em 2004) também continuarão em alta no próximo ano. A Record promete abrir dois horários para novelas nacionais. A Band deverá voltar ao gênero inicialmente com uma novela importada, mas quer co-produzir uma trama original.
"Reality shows", segundo executivos de TV, têm fôlego para pelo menos mais dois anos, mas apenas os formatos de muito sucesso devem continuar no ar. A Globo exibe no primeiro trimestre a quarta edição de "Big Brother Brasil". O SBT planeja "Casa dos Artistas 4".
Outra tendência para 2004 é o incremento do que se chama de interatividade. "O telespectador será cada vez mais chamado para participar, votar, dar opinião", diz Marcelo Parada, vice-presidente da Band, que projeta um crescimento de até 20%.
A Rede TV! também aposta nisso. Em janeiro, estréia "Esporte Interativo", faixas de horários nos fins de semana (e em algumas quartas) em que transmitirá a Copa da Uefa (interclubes europeu), o Campeonato Inglês, a NBA (basquete dos EUA), futevôlei e esportes radicais. A interatividade, segundo Amilcare Dallevo, presidente da emissora, que também prevê crescer 20%, será por meio de telefone celular.
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Alice Braga produzirá nova série brasileira original da Netflix
- Sem renovar contrato, Fox retira canais da operadora Sky
- Filósofo e crítico literário Tzvetan Todorov morre, aos 77, em Paris
- Quadrinhos
- 'A Richard's estava perdendo sua cara', diz Ricardo Ferreira, de volta à marca
+ Comentadas
- Além de Gaga, Rock in Rio confirma Ivete, Fergie e 5 Seconds of Summer
- Retrospectiva celebra os cem anos da mostra mais radical de Anita Malfatti
+ EnviadasÍndice