Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2003 - 09h54

"Diálogos Impertinentes" discute "A Vida" hoje no Sesc Pompéia

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A série "Diálogos Impertinentes" tem continuidade hoje com a discussão sobre o tema "A Vida". O evento ocorre hoje, às 21h, no auditório do Sesc Pompéia (r. Barão do Bananal, s/nº, esquina com a r. Clélia), e é promovida pela Folha de S.Paulo, pela PUC-SP e pelo Sesc. O debate será transmitido pela STV - Rede Sesc/Senac de Televisão.

Oswaldo Giacoia Jr., professor livre-docente de filosofia na Unicamp, e Maria do Carmo Sitta, geriatra do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, participam do debate, que terá a mediação de Mario Sergio Cortella, professor do departamento de teologia da PUC-SP, e de Bernardo Ajzenberg, ombudsman da Folha de S.Paulo. Não é necessária a retirada prévia de convites para assistir ao debate. Informações podem ser obtidas pelo tel. 3224-3473, no dia do evento, a partir das 14h.

Na última edição da série, o tema enfocado foi "O Vício", que teve a presença do psiquiatra Arthur Guerra de Andrade, fundador do Grea (Grupo de Estudos de Álcool e Drogas), e de Paulo Afonso Caruso Ronca, membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo. A mediação foi de Cortella e de Aureliano Biancarelli, repórter da Folha de S.Paulo.

Andrade afirmou que tanto o componente biológico quanto o meio em que o indíviduo se encontra influenciam a propensão ao vício. "Esse é o motivo principal por que, numa mesma família, nós encontramos um irmão com queda por alguma droga e outro irmão, com a mesma educação, sem a mesma queda."

Para Ronca, "o vício é próprio do animal. O ser humano, mesmo sendo o melhor da espécie, possui esse componente", diz. "O vício é quando o desejo se torna ação sem passar pela razão."
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página