Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2003 - 16h57

Festival de Brasília realiza debate sobre filmes no último dia

Publicidade

da Folha Online

O último dia do Festival de Cinema de Brasília começou com um debate sobre três filmes exibidos no evento. A discussão sobre os curtas "Transubstancial" (PB), de Torquato Joel, "Porcos Corpos" (PE), de Sergio Oliveira, e o longa "Harmada" (RJ), de Maurice Capovilla, aconteceu hoje, no Hotel Nacional, em Brasília.

O filme "Harmada" foi representado por seu diretor, pela atriz Luciana Domschke, por Matias Capovilla e pelo diretor de fotografia Mário Carneiro, entre outros.

A relação entre teatro e cinema e a opção por uma trilha musical de metais foram alguns dos assuntos do debate.

Já Torquato Joel aproveitou a ocasião para explicar melhor seu curta "Transubstancial". O filme também foi representado pelo artista plástico José Rufino (direção de arte e cenografia) e por Moema Muller (produtora executiva). Curta baseado em fragmentos da obra do poeta Augusto dos Anjos, o filme foi rodado em 9 dias, em João Pessoa (PB).

O debate sobre "Porcos Corpos" contou com a presença do diretor Sergio Oliveira, Otto (roteirista, produtor executivo e ator) e do diretor de fotografia Paulo Jacinto Feijão. Segundo o diretor, o filme é feito "totalmente no estilo Dogma Tropicalizado", já que não utiliza artifícios como gruas, carrinhos, refletores ou luz adicional.

Na platéia do debate estavam o cineasta Júlio Bressane e o diretor de fotografia Walter Carvalho, entre outros.

O 36º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro termina hoje, com cerimônia de premiação no Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página