Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2003 - 05h00

Fernando Meirelles dirige filme americano

Publicidade

SILVANA ARANTES
da Folha de S.Paulo

O cineasta brasileiro Fernando Meirelles ("Cidade de Deus"), 47, dirigirá em 2004 uma adaptação norte-americana do romance de suspense "O Jardineiro Fiel", do escritor britânico John Le Carré.

O ator Ralph Fiennes interpretará o protagonista, um diplomata que pratica jardinagem como hobby e cuja mulher é assassinada no Quênia, na companhia de um médico, que desaparece.

A investigação do crime envolve a suspeita de um caso extraconjugal e a ação de interesses lobistas, sob o disfarce da defesa de direitos humanos.

Meirelles embarca para Londres no próximo dia 12, onde entrevistará atrizes candidatas ao elenco. O cineasta diz que aceitou o convite do estúdio Focus Features (divisão do gigante Universal) para dirigir o longa porque se interessou "pelo tema, o poder da indústria farmacêutica no mundo, e por ser, ao mesmo tempo, uma bonita história de amor".

Com a contratação de Meirelles, outros quatro profissionais do Brasil foram incorporados ao projeto --os roteiristas Bráulio Mantovani e Chris Riera, o fotógrafo Cesar Charlone e o produtor Ary Pinni.

As filmagens estão previstas para o período de março a julho de 2004, na África do Sul, no Sudão e no Quênia. A estréia, para 2005. "O Jardineiro Fiel" deverá ser montado em São Paulo, na produtora de Meirelles, a O2 Filmes.

"Minha idéia era ir direto [de 'Cidade de Deus'] para o meu próximo projeto pessoal ['Intolerância'], mas o roteiro atrasou. Então, achei que valeria a pena fazer este, para aprender a filmar fora do Brasil", diz o diretor.

"Intolerância", cujo roteiro está sendo elaborado por Meirelles e Mantovani, tem previsão de locações em pelo menos cinco países. Atualmente Meirelles diz que tem assistido a filmes de suspense "para aprender como se faz".

O diretor afirma que o seriado "Cidade dos Homens", projeto da O2 Filmes exibido pela TV Globo, prosseguirá em 2004, sob o comando de seu sócio, o também cineasta Paulo Morelli. "Devo dirigir apenas um episódio", diz Meirelles.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página