Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2003 - 15h22

Japão e França vencem no Festival de Cinema Fantástico de Sitges

Publicidade

da France Presse, na Espanha

O japonês "Zatoichi", do diretor Takeshi Kitano, ganhou hoje o prêmio de melhor filme do 36º Festival de Cinema Fantástico de Sitges. O prêmio de melhor diretor foi para o francês Alexandre Aja, por "Haute tension".

"Haute tension", uma história típica de perseguições e "serial killers", conquistou também o prêmio de melhor atriz, que foi para a francesa Cécile de France, numa decisão muito criticada e vaiada.

Cécile de France se impôs na preferência do júri ao concorrer com suas compatriotas Isabelle Huppert por "Le temps du loup" e Sophie Quinton, por "Qui a tué Bambi?".

O filme de Aja, que narra as peripécias de duas jovens assediadas por um misterioso assassino, ganhou também o prêmio de maquiagem, assim como o Meliés de Prata.

O outro grande vencedor do Festival de Sitges foi o japonês Takeshi Kitano, com "Zatoichi", a história de um samurai cego, que além de ganhar o prêmio de melhor filme levou o de melhor trilha sonora e o do público,este dividido com "Kill Bill", do americano Quentin Tarantino.

O prêmio de melhor ator foi para o americano Robert Downey Jr., por "O Detetive Cantor", um filme no qual um escritor, interpretado por Downey, confunde sua vida com um de seus personagens.

O filme francês "Le temps du loup", de Michael Haneke, um dos favoritos, obteve o prêmio da crítica e melhor roteiro, do próprio Haneke, enquanto o prêmio "Cidadão Kane" de diretor revelação foi para a coreana Lee Soo-yeon, por "The Uninvited".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página