Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2003 - 09h57

Escuta aqui: Beatles seguem firme no topo do cânone do pop

Publicidade

ÁLVARO PEREIRA JÚNIOR
Colunista da Folha de S.Paulo

Quer ficar com raiva, rir, espernear, festejar, bater boca? Então dê uma olhada na lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos feita pela revista "Rolling Stone". É só entrar no site www.rollingstone.com e botar, no campo de busca, "500 greatest albuns". Leitura e diversão garantidas.

O primeirão? Adivinhe... "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band", dos Beatles, campeão em quase toda relação do tipo. Na sequência, "Pet Sounds", a obra-prima de psicodelia sinfônica dos Beach Boys. Depois vem "Revolver", dos Beatles de novo.

Bob Dylan, com "Highway 61 Revisited", aparece em quarto. Na sequência, vêm "Rubber Soul" (Beatles), "What's Going On" (Marvin Gaye), "Exile on Main Street" (Rolling Stones), "London Calling" (do Clash, seria o meu primeiro), "Blonde on Blonde" (Bob Dylan) e, em décimo, o álbum branco dos Beatles.

Ou seja: nada muito surpreendente, prova de que o rock and roll já tem seu cânone consolidado. Qualquer lista do gênero, feita em qualquer lugar do mundo, teria, nos dez primeiros lugares, pelo menos quatro de cada cinco dos escolhidos pela "Rolling Stone".

Mas o mais divertido é ir descendo... Como filho e herdeiro dos anos 70/80, claro que fui procurar Smiths e Joy Division. Esta última surge em... 157º, com o álbum "Closer" (que estaria entre meus dez primeiros). Para os Smiths foi pior: "The Queen Is Dead", o mais bem-colocado, vem em 216º lugar, atrás de Santana, de Cat Stevens e... do Pavement!

Para os Sex Pistols, reis do punk, som que ainda hoje, 26 anos depois, define o que chamamos de rock, sobrou a 41ª colocação.

Vamos ao Radiohead. Onde estará "OK Computer", para muitos, o melhor dos anos 90? 162º lugar.

E, por falar em anos 90, "Nevermind", do Nirvana, emplacou 17º.

E você, qual seria sua lista? Sem pensar muito, "Escuta Aqui" opina. Veja se concorda.

1) "London Calling", The Clash. Punk para gente grande.

2) "Revolver", Beatles. Implantou a psicodelia e o experimentalismo no rock.

3) "Pet Sounds", Beach Boys. Os Beatles com menos drogas. Um pouco menos.

4) "Velvet Underground and Nico", Velvet Underground. É o disco da banana. O que mudou o mundo.

5) "Never Mind the Bollocks", Sex Pistols. Punk de que gente grande ainda gostaria.

6) "Nevermind", Nirvana. Nos anos 90, o rock estava perdido. O Nirvana o encontrou.

7) "The Stooges", Stooges. Tem "1969", "I Wanna Be Your Dog" e "No Fun". Está bom?

8) "Closer", Joy Division. Ilusões perdidas. O som é imitado até hoje.

9) "Their Satanic Majesties Request", Rolling Stones. Ninguém gosta desse disco, exceto "Escuta Aqui" e o Moby.

10) "OK Computer", Radiohead. Quase tudo o que se faz em rock, nos últimos cinco anos, vem daí.

Esqueci alguma coisa? Será que vai dar confusão?

BRASAS

WS autografado 1

Olha só que presentaço de Natal "Escuta Aqui" descolou para você: o CD "White Blood Cells" autografado pelos White Stripes! O brinde é uma oferta do leitor Lucas Emerim Marques, de Florianópolis, que conseguiu as assinaturas do Jack e da Meg durante o Tim Festival, no Rio.

WS autografado 2

Para faturar essa belezura, é só responder à pergunta: "Que presente de Natal o Michael Jackson pediu ao Papai Noel neste ano?". A resposta mais engraçada e/ou original leva o prêmio. Atenção: a resposta deve ser em uma só frase. Mande para o e-mail cby2k@uol.com.br.

WS autografado 3

Você deve estar se perguntando o que deu na cabeça do Lucas para ele abrir mão de um CD tão cobiçado. Acontece que, na hora de pedir o autógrafo, a Meg foi um doce, mas o Jack foi de uma grosseria ímpar. Resultado: o Lucas pegou bronca do cara e quer se livrar do CD.

WS autografado 4

Venho anunciando essa promoção já faz um tempo e uma coisa me deixou chateado. São os e-mails de leitores sugerindo que eu faça alguma mutreta e, em vez de promover um concurso, dê um jeito de mandar o disco para eles. Depois reclamam dos políticos...

CD PLAYER

Play
"Ego War", Audio Bullys

As dicas de hoje são da repórter Fernanda Mena, que só mandou plays! Para ela, o álbum do duo inglês de hip hop-house é dos mais deliciosos de 2003. Recomendadas: "We Don't Care", "100 Million" e "Snake".

Play
"Speakerboxxx/The Love Below", OutKast

Dois CDs solo sob uma só marca: OutKast. São 39 músicas de batidas quebradas, justaposições imprevisíveis, vocais sexy e efeitos até não mais poder. Transporte o Prince dos anos 80 para um gueto de hip hop de hoje. É isso.

Play
"Neon Golden", The Notwist

Banda alemã que tocava punk rock até sublimar tudo através da eletrônica e criar um híbrido de indie, de pós-rock e da tal IDM (Intelligent Dance Music), de Autechre e Aphex Twin. Lindo, lindo, lindo.

Álvaro Pereira Júnior, 40, é editor-chefe do "Fantástico" em São Paulo. E-mail: cby2k@uol.com.br
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página