Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2003 - 19h00

BrasilConnects quer atrair oito milhões com exposições até 2008

Publicidade

da Folha Online

A BrasilConnects pretende atrair oito milhões de visitantes nas próximas 10 exposições que realizará no Brasil e em outros países de 2004 a 2008. O cálculo foi feito com base na visitação média das 47 mostras realizadas pela entidade até hoje. O anúncio foi feito hoje pelo presidente da BrasilConnects, Edemar Cid Ferreira.

Em 2004, em comemoração aos 450 anos de São Paulo, a agenda cultural da BrasilConnects na cidade inclui: "Picasso na Oca", "Fashion Passion" e "Arte Brasileira em São Paulo". As três exposições acontecerão no pavilhão da Oca, no parque do Ibirapuera, em São Paulo, e serão realizadas em parceria com instituições nacionais e internacionais.

"Picasso na Oca", sobre o artista espanhol Pablo Picasso (1881-1973), trará ao Brasil 125 obras do Museu Picasso, de Paris. A mostra abre no dia 27 de janeiro e vai até 2 de maio de 2004.

Em junho, a BrasilConnects inaugura "Fashion Passion", uma exposição sobre a moda do século 20, que apresenta um amplo panorama das criações dos mais famosos estilistas internacionais. "Fashion Passion" interage com o público por meio de diversos recursos: vídeo-instalações, vídeo-wall, projeção de filmes, desfiles e música. Além de grandes nomes de como Alexander McQueen, Jean Paul Gaultier, John Galliano e Christian Lacroix, a mostra contará com a participação de estilistas brasileiros.

A partir de outubro entra em cartaz "Arte Brasileira em São Paulo", que ocupará todos os espaços da Oca com a produção paulistana realizada a partir de 1953.

Exterior

EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Chile e Argentina foram os países que já abrigaram exposições da instituição. Suíça e China serão os próximos, sediando "The Forbidden Amazon" e "Art Meets Environment".

"Arts Meets Environment" acontece em janeiro de 2004, em Davos, na Suíça. A mostra vai apresentar a arte plumária indígena brasileira e obras de Frans Kracjberg e Arthur Omar.

Em maio do mesmo ano, em co-curadoria com o Museu Imperial da Cidade Proibida, em Pequim, será montada a mostra "The Forbidden Amazon".

A partir de junho, os museus nacionais de arte moderna de Tóquio e Kyoto, no Japão, exibirão obras de artistas modernos e contemporâneos brasileiros, como Tarsila do Amaral, Lygia Clark, Mira Schendel, Adriana Varejão, Miguel Rio Branco, entre outros, na mostra "Nostalgia do Corpo".

Em outubro, o Museu da Cidade do Vaticano receberá a mostra "Fé, Engenho e Arte - Aleijadinho, Mestre do Barroco Brasileiro", com foco na produção do grande artista mineiro.

De 2005 a 2008, a BrasilConnects apresentará em diversos países mostras que reforçam o contraponto entre os caminhos da arte brasileira até meados do século 20 e a arte contemporânea produzida desde então.

O ciclo começa com uma série de exposições em comemoração ao ano do Brasil na França, cujo principal destaque será a arqueologia e a arte indígena brasileira em exposição no Grand Palais.

Em 2008, uma exposição contará a história do futebol.

A BrasilConnects tem como uma de suas principais atividades promover o intercâmbio cultural entre o Brasil e outros países por meio principalmente da realização de exposições de artes plásticas. Foi responsável pela "Mostra do Redescobrimento" (2000) e "Guerreiros de Xi'an e os Tesouros da Cidade Proibida" (2003). Sua última realização foi a exposição "A Bigger Splash - Arte Britânica da Tate de 1960 a 2003".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página