Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2003 - 22h17

"Carandiru" recebe prêmio da imprensa no Festival de Havana

Publicidade

da France Presse, em Havana

O filme "Carandiru", do diretor Héctor Babenco, ganhou hoje o Prêmio Glauber Rocha do 25º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana, concedido por um júri formado por jornalistas de agências internacionais residentes em Cuba. O prêmio foi entregue pela primeira vez em 1985 e é organizado pela agência de notícias cubana Prensa Latina.

O júri avaliou que o filme de Babenco reunia "valores estéticos de destaque" e cumpria os requisitos para levar o prêmio, ao expor "com alto rigor e autenticidade artística a realidade social da América Latina", segundo a ata final das deliberações.

A cerimônia de premiação será amanhã nos salões do Hotel Nacional de Cuba.

"Carandiru" obteve o voto da maioria dos jornalistas do júri, deixando para trás concorrentes como "Kamchatka", do argentino Marcelo Piñeyro, e "Ojos que no ven", do peruano Francisco Lombardi.

O 25º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano começou no último dia 1º e acaba na próxima sexta-feira, quando os organizadores vão anunciar o vencedor do Prêmio Coral, o mais importante da competição, disputado por 35 longas-metragens de cineastas da região.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página