Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2000 - 14h23

Filmes asiáticos são os favoritos ao Leão de Ouro

Publicidade

da France Presse
em Veneza

Dois filmes asiáticos, o iraniano "O Círculo", de Jafar Pnahi, e o chinês "Platform", de Jia Zhangke, figuram entre os favoritos ao cobiçado Leão de Ouro da 57ª edição da Mostra Internacional de Cinema de Veneza, que termina sábado (09).

Este ano, a tarefa dos jurados, presididos pelo cineasta Milos Forman, tem sido particularmente difícil - tanto o público quanto os cinéfilos presentes no Lido concordam que entre os 20 filmes projetados no concurso não há nenhuma obra-prima.

A maior simpatia do público ficou com o filme iraniano "O Círculo", apresentando nesta sexta-feira e realizado por um dos cineastas mais apreciados do país, ex-assistente do papa da cinematografia iraniana Abbas Kiarostami e vencedor em 1995 do prêmio Câmara de Ouro de Cannes por sua estréia no cinema com "O Balão Branco".

Seu filme que concorre este ano fala sobre a vida difícil de oito mulheres no Irã, indesejadas e marginalizadas desde o nascimento.

O outro favorito, o filme chinês "Platform", de duas horas e meia de duração, recorre ao tom melancólico das transformações vividas pela China nos anos 80, em particular o impacto da televisão e do rock sobre a cultura local, dando origem a uma visão mais individualista.

Pesa a seu favor, o fato do Leão de Ouro ter sido dado a outro filme chinês no ano passado - "Nenhum a Menos", de Zhang Yimou.

Segundo matérias publicadas na imprensa italiana, o filme "Antes que Anoiteça", do pintor e escultor nova-iorquino Julian Schnabel, baseado na novela do escritor homossexual cubano Reinaldo Arenas, poderia levar o prêmio de melhor ator para o espanhol Javier Bardem, que interpreta um poeta gay caribenho convertido em símbolo do anticastrismo.

Também não se exclui a possibilidade do prêmio ficar com o colombiano Germán Jaramillo, 48 anos, ator veterano do teatro, fundador do famoso Teatro Livre de Bogotá, que desde os anos 70 trabalha com coerência admirável a favor de uma dramaturgia nacional, motivo pelo qual se nega a trabalhar na tevelevisão (especialmente em telenovelas).

A lista de atores masculinos com chances de ganhar o prêmio, pode ser acrescentado tranquilamente o nome do ator que é protagonista do filme italiano "Cem Passos", o siciliano Luigi Lo Cascio.

Sua interpretação alegre do jovem filho rebelde de um mafioso siciliano, que se revolta contra os implacáveis princípios da "Cosa Nostra", foi muito aplaudida.

Num festival dedicado em boa parte à temática homossexual, poucos papéis femininos se destacaram e é possível que o Leão de Ouro seja dado a um grupo de atrizes. Neste caso, as dezenas de mulheres que passam pelo filme do legendário cineasta norte-americano Robert Altman, "Dr T e as Mulheres", são fortes candidatas.

Também são grandes as chances do prêmio ficar com a belíssima atriz indiana Jaya Seal, protagonista de "Uttara", uma história de intolerância, brutalidade, beleza e sensibilidade no coração da Índia.

Leia mais notícias de Ilustrada na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página