Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2000 - 14h33

Emmy, o Oscar da TV americana, põe a máfia contra Casa Branca

Publicidade

da France Presse
em Los Angeles

A disputa se anuncia acirrada entre a Máfia e a Casa Branca, quando, no próximo domingo, for realizada a cerimônia do 52º Prêmio Emmy, o "Oscar" da televisão americana.

Os Emmys, concedidos pelos 9.500 membros da Academia de Artes e Ciências Televisivas, serão entregues no Shrine Auditorium, em Los Angeles, em cerimônia que transmitida para cerca de 90 países.

"Família Soprano" (The Sopranos) e "The West Wing" são os grandes adversários este ano, com 18 indicações cada, incluindo melhor drama.

A primeira série, que conta a vida de um pequeno chefe mafioso de Nova Jersey em batalha contra o FBI e um ataque de nervos, perdeu o Emmy da mesma categoria no ano passado para "O Desafio" (The Practice), que também foi indicada este ano junto a "Plantão Médico" (E.R.), mas esse ano deve recolher os louros de sua excelente aceitação junto à crítica.

Mas, para isso, vai enfrentar uma disputa difícil com "The West Wing", que mostra Martin Sheen como o presidente Josiah Bartlett, o líder de uma equipe de bem intencionados políticos, um toque de alívio em meio à tumultuada vida política americana marcada por escândalos sexuais e ameaças de impeachment.

"Os dois programas não podiam ser mais diferentes", avalia Kinney Littlefield, crítico de televisão do jornal "Orange County Register". '"Família Soprano" é "dark" e gráfica; "The West Wing" não é produção de tevê a cabo e é muito mais suave, mais terna', acrescenta Littlefield.

"Lei e ordem" (Law and Order), um dos programas há mais tempo no ar, também está na competição, embora não apareça com muitas chances. Sempre presente nas indicações, até agora só recebeu uma estatueta.

'Nova York contra o crime' (NYPD Blue) ficou de fora pela primeira vez este ano desde sua estréia em 1993, mas seu ator principal, o quatro vezes premiado Dennis Franz, mais uma vz foi indicado como ator dramático.

Na área das comédias, a sitcom "Will & Grace" foi indicada como melhor da categoria, assim como foram indicados seus atores principais e coadjuvantes.

Também foram indicadas "Frasier", "Friends", "Everybody Loves Raymond" e "O Sexo e a Cidade" (Sex and the City).

As indicações para as inúmeras categorias em disputam também incluem filmes feitos para a tevê, como "RKO 281", sobre a produção de "Cidadão Kane", de Orson Wells, que concorre a 13 estatuetas.

A rede NBC lidera o ranking de indicações com 97, seguida da rede a cabo HBO, com 86. ABC recebeu 64, CBS, 41 e Fox, 26.

Quem será o grande premiado da noite, a Máfia ou os bons rapazes da Casa Branca ficcional? 'Estou torcendo pela "Família Soprano"', diz Littlefield.

"Acho que de longe o melhor seriado, mas não ficaria surpreso de ver 'The West Wing' levando sua parte do leão, num ano marcado pela eleição presidencial".

Leia mais notícias de Ilustrada na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página