Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2003 - 05h02

Entrelinhas: Champignons

Publicidade

CASSIANO ELEK MACHADO
da Folha de S.Paulo

"Parece cogumelo brotando depois da chuva." A análise brejeira é de um grande editor do Rio de Janeiro, sobre a proliferação infindável de pequenas editoras no país.

Pois o exército de champignons vem trazendo uma nova e boa safra. Uma das melhores surpresas entre as nanicas é a paulistana Amauta, que já começa a vender seu primeiro título no esquema "mande um e-mail/remetemos o livro" (contato@amautaeditorial.com), e que vai às livrarias em janeiro.

A estréia é com o livro "Crimes Exemplares", do curiosíssimo escritor espanhol Max Aub. "Farabeuf", do igualmente "avis rara" mexicano Salvador Elizondo (tema de "Fora da Estante" de 25/10) é o próximo.

Outra casa editorial que acaba de abrir as portas é a paranaense Garçoni, que já estréia com sete lançamentos, especialmente livros-reportagem, como "Viajantes do Sol Nascente", de Jhony Arai, sobre a imigração japonesa. O começo do ano promete mais editoras novas. A seguir cenas do próximo capítulo.

Poder é querer

FHC ainda está longe de terminar seu livro "A Arte da Política", previsto para 2005, mas já negocia a obra nos EUA. Na semana passada, ele almoçou com editores da robusta Perseus Books e com o presidente da Record, Sérgio Machado, em um restaurante grego em NY. Não se quebraram pratos.

Querer é poder

O vice de FHC, por sua vez, segue a rota de Valéry Giscard d'Estaing. Assim como o ex-presidente gaulês, que entrou nesta semana para a Academia Francesa, Marco Maciel será eleito na quinta-feira para a Academia Brasileira de Letras.

Sin perder la ternura

A Boitempo ganhou leilão com duas grandes editoras e comprou os direitos de publicação de extenso livro de entrevistas de Fidel Castro com Ignácio Ramonet, editor do periódico francês "Le Monde Diplomatique". O livro está sendo traduzido por Emir Sader e chega às livrarias em fevereiro, com apresentação de Fernando "A Ilha" Morais.

Portfólio

O Instituto Moreira Salles, que acaba de botar nas prateleiras seu "Caderno de Literatura Brasileira" de Erico Verissimo já finaliza a próxima empreitada. Um "Caderno de Fotografia Brasileira" com retratos de São Paulo, de Militão, no século 19, à Cristiano Mascaro.

Bodas de prata

José Castilho Marques Neto, diretor da Biblioteca Mário de Andrade e da editora Unesp, será homenageado no jantar anual da Câmara Brasileira do Livro, na segunda. São 25 as velas no seu bolo editorial.

E-mail: elek@folhasp.com.br
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página