Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2000 - 19h43

Última etapa de festival terá anônimos que brigam por espaço

Publicidade

da Folha Online

A quarta e última etapa do Festival da Música Brasileira da TV Globo acontece neste sábado, dia 9, mas com uma característica um pouco diferente das outras eliminatórias, sediadas no Credicard Hall, em São Paulo.

Desta vez, a maioria não é de nomes conhecidos e consagrados do público, com composições gravadas por grandes intérpretes, como é o Caso de Chico César, Mônica Salmaso e José Miguel Wisnik, que concorreram nas outras etapas.

Na última etapa, o festival mostra um retrato da classe musical amadora: entre os compositores há atores, comerciantes, vendedores e empresários, por exemplo. Gente que se apresenta em espaços alternativos das grandes cidades e que briga por um espaço e pelo reconhecimento do público e da mídia.

Serão escolhidas três canções que irão para a finalíssima, que acontece no próximo sábado, dia 16.

  • Confira quem são as 12 concorrentes da noite de sábado e ouça um trecho das canções que concorrerão:


  • [Clique no nome da música para ler mais sobre seu compositor e na figura para ouví-la]

    OuçaO Abacate (Paulo Leonel e Lula Ferreira)

    OuçaBrincos (Amauri Falabella)

    OuçaPra se Juntar a Nós (Carlinhos do Cavaco e Nilson Pinheiro)

    OuçaTempo das Águas (Bilora )

    OuçaImaginária (Suely Mesquita e Mário Seve)

    OuçaCansaço (Pedro Castello)

    OuçaMoleque Marraio (Felipe Radicetti e Marcelo Biar)

    OuçaDesde o Primeiro Dia (Guile Wisnik e Chico Pinheiro)

    OuçaUm Chorinho em Mente (Laerte Freire)

    OuçaNo Fundo (Claudia Novais)

    OuçaMinha Mãe (André Radhamés).

    OuçaFogueira (César Nascimento)


  • Saiba quem são os compositores da 4ª eliminatória:


  • O Abacate - Paulo Leonel e Lula Ferreira
    Leonel nasceu em Niterói (RJ) em 1963 e formou-se ator, integrando as companhias de Moacyr Góes e Márcio Vianna. Atualmente, trabalha em produção de vídeos e canta na noite e em corais. "Abacate" é um "sambapop com ritmo carioca". O parceiro também é ator e começou a interessar-se por música bem cedo. Aos 9 anos, "apropriou-se" do violão do pai (que não sabia tocar) e aos 15 começou a compor. Tem cerca de dez músicas compostas, todas inéditas.
    Intérprete: Paulo Leonel
    Arranjador: Serginho Trombone


  • Brincos - Amauri Falabella
    Paulistano, trabalha como despachante de cargas em uma companhia aérea e apresenta suas músicas em espaços alternativos. Tem cerca de 30 canções compostas, entre elas "Lembrança Cósmica", gravada pelo grupo Terramérica, e "Ciranda Lunar", por Dércio Marques.
    Intérprete: Lula Barbosa
    Arranjador: Zé Américo


  • Pra se Juntar a Nós - Carlinhos do Cavaco e Nilson Pinheiro
    Sambista, apresenta-se em casas noturnas de São Paulo, cantando e tocando cavaquinho. É fã de Paulinho da Viola, Cartola e Wilson Moreira, entre outros artistas do gênero, mas a descoberta da paixão pela música aconteceu com seu pai, seresteiro. Já Nilson Pinheiro é serralheiro, compôs 30 músicas, uma delas gravada pelo grupo Pirraça. Gosta de samba desde menino, principalmente dos sucessos do Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho e Beth Carvalho.
    Intérprete: Carlinhos do Cavaco
    Arranjador: Edmilson Capelupe


  • Tempo das Águas - Bilora
    Nasceu em Santa Helena de Minas em 1966. Violeiro (viola de dez cordas), tem dois discos independentes, uma composição gravada por Pereira da Viola ("Prucutundá") e outra ("História de Maxakali"), que faz parte do disco do Festival de Inverno da Bahia de 1995. "Tempo das Águas" é uma "música sertaneja de raiz".
    Intérprete: Bilora
    Arranjador: Wagner Tiso


  • Imaginária - Suely Mesquita e Mário Seve
    Carioca, encontra na "música negra, sobretudo samba e jazz", seu maior referencial. Tem CDs e músicas gravadas por Fernanda Abreu, Rodrigo Campello, Pedro Luís, Bette Calligaris, Verônica Sabino, Daúde e Cláudio Venturini, entre outros artistas. Mário Seve é um dos fundadores dos grupos "Nó em Pingo D'água" e "Aquarela Carioca". Ele também integra a turma de músicos de Paulinho da Viola e já acompanhou e gravou com vários nomes da MPB, entre eles Alceu Valença, Guinga, Geraldo Azevedo, Dona Ivone Lara, Moreira da Silva, Moraes Moreira e Ivan Lins. "Imaginária" é um "choro-canção meio etéreo".
    Intérprete: Carol Saboya
    Arranjador: Antonio Adolfo


  • Cansaço - Pedro Castello
    Músico, professor e micro-empresário carioca, aos 13 anos, influenciado pela música "Kid Cavaquinho", de Aldir Blanc e João Bosco, começou a estudar o instrumento. Aos 15, passou para o violão clássico. Paralelamente, sempre tocou música popular, tendo integrado vários grupos. "Cansaço" é uma mistura de rap com rock.
    Intérprete: Pedro Castello
    Arranjador: Pedro Castello e banda


  • Moleque Marraio - Felipe Radicetti e Marcelo Biar
    Marraio é carioca e, quando adolescente, gostava de ouvir rock progressivo, Milton Nascimento, Chico Buarque e Egberto Gismonte. Compôs várias peças eruditas para órgão e orquestra, peças para piano, uma cantata, trilhas sonoras para publicidade, teatro e cinema (Castro Alves, de Sílvio Tendler). Tem quatro CDs gravados. "Moleque marraio foi ambientada em um ritmo bem brasileiro, fundindo ritmos nordestinos". Já seu parceiro é professor e historiador. Biar, na adolescência, acompanhava a música popular brasileira por meio da rádio FM Nacional e dos sucessos de artistas como Chico Buarque, Aldir Blanc e os integrantes do Clube da Esquina.
    Intérprete: Cláudio Nucci
    Arranjador: Wagner Tiso


  • Desde o Primeiro Dia - Guile Wisnik e Chico Pinheiro
    Arquiteto, paulistano, começou a compor aos 17 anos - primeiro as letras; em seguida as melodias. Tem uma música gravada ("Onde Está Você") no CD "Baião da Flor", de Manu Mindlin. Desde o primeiro dia é uma valsa. Chico Pinheiro é guitarrista e violonista, nasceu em São Paulo e graduou-se na Berklee College of Music, em Boston (EUA), onde conquistou dois prêmios como instrumentista. Tem cerca de cem músicas compostas, todas inéditas.
    Intérprete: Olivia Byington
    Arranjador: Jaques Morelenbaum


  • Um Chorinho em Mente - Laerte Freire
    Paulistano de Itapira, 71 anos, Laerte é copista musical de partituras. Tem várias composições em parceria com Vicente Guzzo gravadas por Ivon Cury, Cláudia Barroso, Lindomar Castilho e Angelo Máximo, além de uma música lançada por Sílvio Brito.
    Intérpretes: Premê
    Arranjador: Premê


  • No Fundo - Claudia Novais
    Nasceu em Vitória (ES) e começou a estudar piano aos 8 anos de idade. Aos 11. passou a compor utilizando o violão como base. Recentemente, gravou um CD demo em Estocolmo, na Suécia, com participação da vocalista da banda Roxette Marie Fredriksson.
    Intérprete: Claudia Novais
    Arranjador: Renato Terra


  • Minha Mãe - André Radhamés
    Mineiro de Uberlândia, começou a compor aos 16 anos e nunca mais parou. Considera um rock um estilo de vida: "Não consigo me imaginar cantando outro tipo de música".
    Intérprete: Banda ALICEh
    Arranjador: Banda ALICEh


  • Fogueira - César Nascimento
    Nasceu em Teresinha (PI) e foi criado no Maranhão, onde vive. Filho de sanfoneiro e poeta, interessou-se pela música aos 16 anos, tocando o violão (de apenas uma corda) de um amigo. Tem dois LPs e quatro CDs gravados. Além disso, a música "Reggae Sanfonado", de sua autoria, foi gravada por Alcione, Osvaldinho (na Europa) e Papete. Segundo César, Fogueira é um autêntico "tambor de crioula".
    Intérprete: César Nascimento
    Arranjador: Zé Américo


    Leia mais:

  • Saiba tudo sobre o festival


  • Leia mais notícias de Ilustrada na Folha Online
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página