Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/12/2003 - 00h46

Outro Canal: TRF libera novela das 21h às 18h no Acre

Publicidade

DANIEL CASTRO
Colunista da Folha de S.Paulo

A diferença de três horas entre o fuso horário de Brasília e o do Acre abriu uma disputa judicial entre o Ministério Público Federal e as afiliadas da Globo (principalmente), SBT e Band. Com o horário de verão, a novela das oito da Globo, que é gerada no Sudeste às 21h, passa no Acre às 18h.

Em outubro, o procurador da República Marcus Vinicius Macedo entrou com ação civil pública contra as redes e respectivas afiliadas. Pediu que as novelas "Kubanacan" e "Celebridade", da Globo, só fossem exibidas no Acre após as 20h locais, que o "Programa do Ratinho" (SBT) só fosse veiculado depois das 21h (passava às 18h30) e que a sessão de filmes eróticos "Cine Privê" (Band) entrasse após a 0h (e não às 22h30).

O procurador argumenta que as emissoras locais também têm que cumprir a classificação indicativa do Ministério da Justiça.

O juiz federal David de Abreu Pardo concedeu liminar, mas excluiu "Kubanacan" (classificada como livre). A decisão, no caso da Globo, só valeu por um dia, porque o desembargador Souza Prudente, do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região, a suspendeu em 12 de novembro. SBT e Band perderam o prazo de recurso e estão cumprindo a liminar.

As emissoras dizem que a classificação indicativa não é impositiva. "Já existe o hábito do acreano de assistir TV mais cedo do que no Sudeste", diz Everton Barbosa, diretor da TV Acre (Globo).

Fraqueza

Silvio Santos voltou atrás da decisão de produzir o "remake" de "Os Ricos Também Choram", já anunciado ao mercado publicitário como próxima novela nacional do SBT. Agora, está para decidir entre "Os Ricos Também Choram" e "A Outra", também de original mexicano. A estréia está marcada para março.

Riqueza

A General Motors gostou do resultado do "Roda a Roda", apresentado por Silvio Santos, apesar de a audiência ter ficado abaixo do prometido. A montadora renovou contrato com o SBT, e o programa continua no ar, inclusive em janeiro.

Jornada

Secretário municipal de Cultura de São Paulo, o ator Celso Frateschi vai voltar ao ar. Interpretará o anarquista Ernesto da Silva na minissérie "Um Só Coração", da Globo.

Degelo

Outro profissional que volta à tela da Globo em "Um Só Coração" é Paula Hunter, também cantora, que atuou em "Pecado Capital". Filha do diretor de núcleo da minissérie, Carlos Manga, será Gilda Arantes, que rivalizará com a protagonista Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio).

Escanteio

A Record desistiu de transmitir a Série B do Campeonato Brasileiro em 2004. Motivos: os times rebaixados, Fortaleza e Bahia, não despertam interesse no Sudeste (como Palmeiras em 2003).

E-mail - daniel.castro@uol.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página