Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/12/2003 - 10h19

CCBB do Rio comemora 15 anos e começa 2004 com programa especial

Publicidade

da Folha Online

Em 2004 o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro completa 15 anos. Para comemorar, a direção do centro preparou uma programação especial que começa em janeiro.

Logo no início do ano, Cartola, Lamartine Babo, Andy Warhol, Keith Haring, Mozart, Beatriz Milhazes, Eva & Adele, Riachão e Marçal Aquino, entre outros artistas, fazem parte da programação.

No quesito exposições, quatro novos temas substituem "Arte da África", que foi vista por 700 mil pessoas e tornou-se um marco na história do CCBB Rio.

A primeira exposição do ano será "Carnaval", com curadoria de Alfons Hug, responsável pela seleção de artistas da Bienal de São Paulo. A mostra enfoca a relação de artistas nacionais e internacionais com uma das festas mais populares do país.

Apresentando diferentes visões dos festejos carnavalescos, a exposição traz instalações, desenhos, pinturas, esculturas, música e moda em trabalhos de Maurício Dias e Walter Riedweg, Robert Cabot, Marcel Odenbach, Andrea Fraser e Karim Ainouz, entre outros.

A pop art chega em duas exposições inéditas na cidade: "Polaróides" e "Keith Haring".

"Polaróides" expõe a matéria-prima produzida e usada por Andy Warhol em suas obras: diversas personalidades estão retratadas em 77 fotografias. E 55 obras de Keith Haring podem remeter o público às ruas de Nova York dos anos 80, com desenhos e pinturas, grafites vigorosos, índices de seu engajamento com a cultura de massa.

Traçando um panorama da produção fotojornalística atual, a exposição "Fotógrafos Brasileiros - Rio de Janeiro" apresenta imagens da cidade a partir do olhar de 50 repórteres fotográficos, como Evandro Teixeira, Felipe Varanda, Ricardo Gomes, Custódio Coimbra, Marcelo Sayão e Marizilda Cruppe.

Homenagem

Em homenagem ao centenário de Lamartine Babo, o CCBB vai realizar a série de quatro espetáculos "Lamartine em Revista", que traz canções significativas do repertório do músico, além de esquetes humorísticos, escritos para rádio e teatro de revista. As apresentações contarão com as presenças de Eduardo Dusek, Léo Jaime e Arranco de Varsóvia, entre outros.

Ainda no rol de homenagens, um musical de autoria de Sandra Louzada vai lembrar o compositor Angenor de Oliveira, o Cartola, um dos ícones da história da música brasileira e um dos fundadores da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.

A montagem de "Obrigado, Cartola!" mistura realismo e alegoria em trama construída a partir do vasto repertório do compositor, incluindo um samba inédito de Hermínio Bello de Carvalho e Paulinho da Viola feito especialmente para o espetáculo.

Com a direção de Vicente Maiolino e Roberto Gnatalli, o espetáculo traz no elenco Flavio Bauraqui, Mariah da Penha, Paschoal Villaboim, Samantha Schmütz e Sergio Loroza, entre outros.

Dando continuidade ao projeto "Brasil de todos os Sambas", que acontece toda terça-feira, entre as atrações de janeiro estão o baiano Riachão, o maranhense Antônio Vieira e o paulista Germano Mathias com novos representantes do samba como o baiano Roque Ferreira e o mineiro Sérgio Santos.

Na área de cinema, quatro mostras abrem a programação de 2004: "Para Sempre Amadeus", "Cinema Policial Francês", "F para Falso - Mostra Internacional de Pseudos-Documentários" e "Pintando no Cinema".

"Para Sempre Amadeus" traz 13 filmes relacionados a Wolfgang Amadeus Mozart, seja como personagem ou como 'autor' de trilhas sonoras. "Cinema Policial Francês" reúne 10 longas de um gênero recorrente na cinematografia francesa. Já "F para Falso" contextualiza e indaga a noção de verossimilhança na sétima arte. "Pintando no Cinema" evidencia alguns diálogos entre o cinema e a pintura, apresentando biografias de pintores, documentários sobre arte, colaborações íntimas entre artistas visuais e cineastas, investigações ficcionais sobre o ato de pintar e de filmar o pintado.

O CCBB do Rio fica na rua Primeiro de Março, 66. Mais informações pelo tel. 0/ xx/21/ 3808-2020.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página