Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/12/2003 - 04h40

Outro canal: Canal Futura adota sotaques regionais

Publicidade

DANIEL CASTRO
colunista da Folha

O canal Futura vai colocar em seus programas em 2004 locuções com sotaques de todo o país. Será a primeira TV de abrangência nacional a quebrar o domínio da fala do eixo Rio-São Paulo.

Há duas semanas, o canal educativo --mantido por 14 instituições e empresas, entre elas Globo, Bradesco e CNN-- gravou no Rio um banco de sotaques com 50 atores de outros Estados.

"Em todo o programa que houver mais do que duas locuções, uma não será de Rio ou São Paulo", diz Lúcia Araújo, diretora do canal. No início do ano, o Futura irá ampliar sua base de vozes com locutores de rádios AM do interior do Brasil, que participarão das gravações via internet. Até o final de 2004, será montado um banco de sotaques com crianças.

O primeiro programa a ter sotaque regional será o "Estação Rural", com gaúchos e mineiros.

Criado como um canal por assinatura, o Futura teve em novembro a 20ª colocação no ranking de audiência da TV paga. Mas, de acordo com a direção do canal, sua maior penetração é via antena parabólica convencional, pela qual atinge cerca de 14 milhões de pessoas no interior do país.

OUTRO CANAL

Foice 1


O SBT notificou a Federação Paulista de Futebol (FPF), via Poder Judiciário, pedindo cópia do contrato firmado entre a entidade e a TV Globo. Até ontem de manhã, a FPF não havia dado resposta. O SBT se sente prejudicado pela federação, que assinou com a Globo pelo Campeonato Paulista de 2004. Avalia que tinha preferência pelo torneio.

Foice 2

Silvio Santos ainda não bateu o martelo, mas o SBT poderá abrir uma guerra de liminares pelas transmissões do Paulista-04. Certo, por enquanto, apenas que irá pedir na Justiça indenização por perdas e danos pelo campeonato de 2003, que tinha exclusividade contratual, mas que também foi exibido por Globo e Record.

Murchou 1

Deu 21 pontos no Ibope da Grande São Paulo, segundo dados preliminares, a exibição da comédia de situações "Carol & Bernardo", terça, na Globo. Dos programas que estão sendo testados para 2004, foi o de menor audiência até agora. "Papo de Anjo" (dia 16), deu 26 pontos e "A Diarista" (domingo), 34.

Murchou 2

"Carol & Bernardo", sobre um casal inabalável, é "muito TV paga" para uma emissora como a Globo. Boa parte do público não gostou mesmo. Tanto que o programa que o antecedeu, "Casseta & Planeta", com 34 pontos de média, foi muito bem no Ibope --que na terça ainda não sofria o "êxodo" de final de ano.

E-mail: daniel.castro@uol.com.br
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página