Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/12/2003 - 04h12

Conheça os principais games de 2003

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Grand Theft Auto: Vice City

Lançado no finzinho de 2002, o grande hit deste ano é uma versão retrô para a "cidade onde a única palavra suja é 'esperança'" popularizada na clássica série GTA. Voltamos para os anos 80 e toda a ação fora-da-lei acontece num submundo de blaseres em cores pastel do seriado "Miami Vice". O personagem principal é dublado pelo ator Ray Liotta

Enter the Matrix e Lord of the Rings

Dois blockbusters do cinema dão origem a duas fortes grifes eletrônicas --e tudo em contrato. Atores de ambos filmes participaram dos jogos como se estivessem em dias de gravação. Os jogos da série de Tolkien ainda contaram com elementos da própria trilogia (cenários e monstros gerados por computador, por exemplo) para sua realização

Star Wars: Knights of the Old Republic

George Lucas deveria ter feito com os filmes da nova trilogia o que fez com seu mais novo game: deixado para quem sabe das coisas executar o projeto. O RPG ultraminucioso e perfeccionista, que conta uma saga 4 mil antes dos eventos do cinema, foi desenvolvido pela BioWare

Manhunt

Que tal assumir os controles de um jogo em que o protagonista é um assassino cujas "missões" consistem em fazer gravações de "snuff movies" (aquela categoria de filme/ lenda urbana em que as pessoas são mortas frente à câmera)? Manhunt é um passo à frente na evolução do horror, cujo principal veículo hoje não é nem a TV, nem o cinema, e, sim, os videogames (vide a série Resident Evil).

Tony Hawk's Underground

A franquia do skatista Tony Hawk não apenas transformou a softhouse Activision em referência de esportes radicais digitalizados, como ampliou o público do próprio esporte. A trilha sonora, um dos pontos altos do jogo, chegou até a ser lançada em CD

Prince of Persia: The Sands of Time

O jogo original, em 1989, determinou regras que são seguidas até hoje, desde a reentrada dos PCs no mercado de games: o hiperrealismo nas cenas de ação, a ambientação cinematográfica, o fim da pontuação e a introdução do medidor de energia do protagonista. A nova versão, considerada um dos melhores jogos do ano, atualiza suas melhores qualidades

True Crime: Streets of L.A.

Descrito por seu fabricante como "uma mistura de filmes de Hong Kong com 'Máquina Mortífera'", True Crimes conta com as vozes dos atores Christopher Walken, Gary Oldman e outros

XIII

Cell-shading é uma técnica de animação computadorizada que, ao contrário do hiperrealismo dominante nos jogos atuais, dá um ar de cartoon ao ambiente. O formato era associado a jogos de apelo visual infantil (como Mario Paper e o último Zelda), mas com XIII, com sua temática conspiratória, associou a linguagem ao quadrinho adulto, sendo referido, mais de uma vez, como "uma graphic novel em movimento".

Leia mais
  • Game supera cinema como opção de entretenimento em 2003
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página