Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/01/2004 - 05h05

Seriado disseca obra-prima dos Sex Pistols

Publicidade

SHIN OLIVA SUZUKI
da Folha de S.Paulo

"O Lixo e a Fúria" (2000), de Julien Temple, foi produzido com a ambição de ser o documentário definitivo sobre os Sex Pistols. Conseguiu.

Possuía dramaticidade e substância em doses certas, além da autoridade de Temple, que esteve presente na radical transformação da música e cultura britânica provocada pelo aparecimento de Johnny Rotten e cia.

Então, qual é o sentido de lançar apenas dois anos depois mais um registro sobre começo, meio e fim da mais impactante banda do movimento punk?

Talvez porque fosse heresia excluir, de uma série intitulada "Classic Albums", "Nevermind the Bollocks" --disco que legitimou os Pistols como grupo de rock e sedimentou seu lugar na história do gênero.

A idéia do programa, que o canal GNT exibe amanhã, é reconstituir o processo de gravação de alguns dos álbuns mais essenciais, o que inclui entrevistas com produtores, engenheiros de som etc. Existe algo mais antipunk do que discutir a respeito de timbres de guitarra e técnicas afins?

Mas é isso que se estabelece como ponto de interesse do documentário, que, ao ocupar boa parte de seu tempo relatando as origens e infâmias do grupo, chove no molhado.

Os depoimentos dos produtores Chris Thomas e Bill Price relembram, sim, que Sid Vicious não tinha a mínima condição de tocar baixo no disco, mas revelam os improvisos sonoros que o guitarrista Steve Jones realizou em seu instrumento --como tocar uma oitava abaixo-- e que conseguiram aumentar o ataque sonoro de "Nevermind...".

Detalhes sobre o processo de composição dentro dos Pistols também demonstram que, embora o ódio mútuo fosse reinante entre seus integrantes, a química interna era perfeita para produzir a banda mais raivosa de seu tempo.

CLASSIC ALBUMS - NEVERMIND THE BOLLOCKS - HERE'S THE SEX PISTOLS.
Quando: amanhã, às 13h30, no GNT.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página