Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2000 - 17h57

Filme mostra assassinato em show dos Stones em 69 na Califórnia

Publicidade

da Reuters
em Los Angeles

Motoqueiros enfurecidos, fãs apavorados e estrelas do rock em pânico: esse não foi o cenário planejado pelos Rolling Stones em 1969, quando organizaram um show gratuito no autódromo de Altamont, na Califórnia.

Se os roqueiros escaparam com vida, após o evento se tornar uma noite de terror, um jovem fã não teve tanta sorte: ele foi morto a facadas em frente ao palco durante o concerto. O assassinato, por acaso, foi filmado. A cena é o clímax do documentário dos anos 70 "Gimme Shelter" (Dê-me Abrigo).

O filme, reeditado por ocasião de seu trigésimo aniversário com som remasterizado e cores melhoradas, estará voltando aos cinemas dos Estados Unidos nos próximos meses, abrindo caminho para o lançamento, em 14 de novembro, de um DVD onde serão exibidas imagens do episódio nunca antes divulgadas.

Os Stones, donos de 50% do filme, cooperaram com seu relançamento, mas não estão falando sobre isso. Mick Jagger, que tinha 26 anos à época, se opunha à divulgação das imagens desde o início, lembra o co-diretor do documentário Albert Maysles.

"Entendo a relutância de Mick, porque um artista de entretenimento não gosta de estar ligado a algo assim", disse Maysles. "É um filme tocante. Não me lembro de alguém que já tenha visto o filme e não tenha voltado para vê-lo de novo."

"Gimme Shelter" se concentra na história do concerto grátis para 300 mil pessoas no autódromo próximo a San Francisco, em 6 de dezembro de 1969. Os Stones o organizaram, em parte, para combater as críticas sobre os altos preços dos ingressos na turnê americana que eles haviam encerrado pouco antes.

Altamont era para ser uma versão na Costa Oeste do famoso festival de Woodstock. Muitas pessoas morreram em Woodstock, mas, destacou Maysles, você não fica sabendo disso ao ver o filme sobre esse festival.

"Eles tentaram fazer propaganda, fazer tudo parecer cor-de-rosa. Este filme (''Gimme Shelter'') choca por ser um retrato honesto do evento."

De fato, Altamont, que também contou com a participação de músicos como Santana, Flying Burrito Brothers, Crosby, Stills, Nash & Young e Jefferson Airplane, entrou para a história como um manual de como não organizar concertos.

Graças a "Gimme Shelter" sabemos que não é uma boa idéia delegar a segurança a membros irritadiços do Hells Angels, ou decidir o local do show na véspera, ou tomar drogas demais.

Os irmãos Maysles e seus cinegrafistas - entre eles o jovem George Lucas - capturaram cenas caóticas dos Hells Angels espancando fãs com tacos de bilhar, zanzando sobre o palco e até mesmo cochichando no ouvido de Jagger enquanto ele estava no meio de uma canção.

Leia mais notícias de Ilustrada na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página