Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/01/2004 - 12h00

Cinemas registram queda na arrecadação das salas dos EUA em 2003

Publicidade

da France Presse, em Los Angeles

Pela primeira vez desde 1991, caiu a arrecadação das salas de cinema norte-americanas no ano passado. Apesar de grandes campanhas de marketing, que asseguraram grandes êxitos de estréia, os investimentos em divulgação não foram suficientes para manter os filmes em cartaz.

"É a primeira vez desde 1991 que vemos cair as arrecadações dos filmes", disse à agência France Presse o presidente da empresa Exhibitor Relations, Paul Dergarabedian.

Segundo a Exhibitor Relations, a arrecadação de 2003 caiu 0,5% em comparação com 2002. O valor caiu de US$ 9,317 milhões em 2003 para um total de US$ 9,270 milhões no ano passado.

A quantidade de entradas vendidas também caiu em 4% em 2003.

É evidente que a campanha de marketing assegurou "êxito de bilheteria em alguns filmes em sua primeira semana de estréia", como é o caso da última parte da trilogia baseada na obra de J.R.R. Tolkien, "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei", ou do drama épico "O Último Samurai", com Tom Cruise.

"Tivemos grandes estréias graças a esta forte campanha de marketing, mas isto não foi suficiente", afirmou Dergarabedian.

Para Dergarabedian, o que faltou em 2003 foi o segundo mais importante canal de divulgação dos filmes, "o boca a boca".

"Por quê? Porque os filmes não foram bons, não agradaram aos cinéfilos", disse o presidente da Exhibitor Relations.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página