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06/01/2004
-
12h00
da France Presse, em Los Angeles
Pela primeira vez desde 1991, caiu a arrecadação das salas de cinema norte-americanas no ano passado. Apesar de grandes campanhas de marketing, que asseguraram grandes êxitos de estréia, os investimentos em divulgação não foram suficientes para manter os filmes em cartaz.
"É a primeira vez desde 1991 que vemos cair as arrecadações dos filmes", disse à agência France Presse o presidente da empresa Exhibitor Relations, Paul Dergarabedian.
Segundo a Exhibitor Relations, a arrecadação de 2003 caiu 0,5% em comparação com 2002. O valor caiu de US$ 9,317 milhões em 2003 para um total de US$ 9,270 milhões no ano passado.
A quantidade de entradas vendidas também caiu em 4% em 2003.
É evidente que a campanha de marketing assegurou "êxito de bilheteria em alguns filmes em sua primeira semana de estréia", como é o caso da última parte da trilogia baseada na obra de J.R.R. Tolkien, "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei", ou do drama épico "O Último Samurai", com Tom Cruise.
"Tivemos grandes estréias graças a esta forte campanha de marketing, mas isto não foi suficiente", afirmou Dergarabedian.
Para Dergarabedian, o que faltou em 2003 foi o segundo mais importante canal de divulgação dos filmes, "o boca a boca".
"Por quê? Porque os filmes não foram bons, não agradaram aos cinéfilos", disse o presidente da Exhibitor Relations.
Cinemas registram queda na arrecadação das salas dos EUA em 2003
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Pela primeira vez desde 1991, caiu a arrecadação das salas de cinema norte-americanas no ano passado. Apesar de grandes campanhas de marketing, que asseguraram grandes êxitos de estréia, os investimentos em divulgação não foram suficientes para manter os filmes em cartaz.
"É a primeira vez desde 1991 que vemos cair as arrecadações dos filmes", disse à agência France Presse o presidente da empresa Exhibitor Relations, Paul Dergarabedian.
Segundo a Exhibitor Relations, a arrecadação de 2003 caiu 0,5% em comparação com 2002. O valor caiu de US$ 9,317 milhões em 2003 para um total de US$ 9,270 milhões no ano passado.
A quantidade de entradas vendidas também caiu em 4% em 2003.
É evidente que a campanha de marketing assegurou "êxito de bilheteria em alguns filmes em sua primeira semana de estréia", como é o caso da última parte da trilogia baseada na obra de J.R.R. Tolkien, "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei", ou do drama épico "O Último Samurai", com Tom Cruise.
"Tivemos grandes estréias graças a esta forte campanha de marketing, mas isto não foi suficiente", afirmou Dergarabedian.
Para Dergarabedian, o que faltou em 2003 foi o segundo mais importante canal de divulgação dos filmes, "o boca a boca".
"Por quê? Porque os filmes não foram bons, não agradaram aos cinéfilos", disse o presidente da Exhibitor Relations.
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