Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2004 - 03h56

Outro canal: "Big Brother" e novela atraem 'excluídos'

Publicidade

DANIEL CASTRO
Colunista da Folha de S.Paulo

A audiência do "reality show" "Big Brother Brasil" tem praticamente o mesmo perfil escolar do público da novela das oito da Globo, "Celebridade". Segundo o instituto Datanexus, apenas 2,1% dos telespectadores do programa na Grande São Paulo têm curso superior completo, contra 2,4% da novela. Ou seja, de cada cem pessoas que vêem os dois programas, apenas duas são graduadas. De acordo com o Datanexus, 6,7% dos telespectadores da Grande SP têm curso superior completo, 19,6% concluíram o ensino médio (segundo grau), 15,5% completaram o ensino fundamental e 58,2% não chegaram a estudar até a antiga oitava série.

Os dados do Datanexus, inéditos, mostram que a TV, de forma geral, atrai mais as pessoas menos escolarizadas. No caso de "Big Brother", 71,7% dos telespectadores não concluíram o ensino fundamental, praticamente o mesmo percentual de "Celebridade" (70,2%). A participação dos cidadãos que não terminaram o ginásio na audiência dos programas é proporcionalmente superior ao perfil da população da Grande SP.

Já a minissérie "Um Só Coração" tem um público mais "elitizado". De cada cem telespectadores, quatro são diplomados. Conseqüentemente, são mais ricos: 30,1% são das classes A e B (contra 23% de "BBB" e "Celebridade"). Na Grande SP, segundo o Datanexus, 27,3% das pessoas são dessas classes.

OUTRO CANAL

Caneta


O escritor Mario Prata não é mais o roteirista de "Metamorphoses", novela que a independente Casablanca irá produzir para a Record. Prata, que tinha entrado no lugar de Marcilio Moraes (ex-Globo), será substituído por Charlote Karowski.

Tocha

A abertura da próxima novela das sete da Globo, "Da Cor do Pecado", terá bonecos dos personagens principais feitos com palitos de fósforo, misturando artesanato com recursos gráficos. As miniaturas, 24 ao todo, foram produzidas pelo escultor Arlindo Monteiro.

Estrelas

Christiane Torloni e Suzana Vieira serão as garotas-propaganda da Globo nos Estados Unidos para o lançamento de "Mulheres Apaixonadas" pela rede hispânica Telemundo, onde a novela estréia segunda-feira. Elas estarão no país neste final de semana promovendo a produção.

Turbinado

Há nove anos no ar, "Malhação" emplacou quarta-feira seu recorde de audiência. Deu média de 38 pontos no Ibope na Grande São Paulo, com a sintonia de 68% dos televisores ligados no horário. Motivo: a novela encerrou temporada nesta semana. Na segunda, estréia nova trama. Até então, sua melhor marca havia sido de 37 pontos, em outubro passado.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página