Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2004 - 08h54

"Urbânia" percorre o "outro lado" da cidade

Publicidade

RODRIGO RAINHO DA SILVA
free-lance para a Folha

O lado cruel das ruas de São Paulo vem à tona hoje com a exibição do documentário "Urbânia", no Canal Brasil. Um idoso nostálgico (sr. Edmundo) e seu motorista (Zé Carlos), personagens interpretados pelos atores Turíbio Ruiz e Adriano Stuart, percorrem a cidade, a bordo de um Dodge Dart conversível, e revisitam pontos hoje decadentes da sociedade paulistana.

Em contraste com homenagens de outros canais, o Canal Brasil mostra hoje uma realidade menos celebrada. O barulho dos caminhões do trânsito caótico, a batalha do florista, a falta de perspectiva do flanelinha, o dono de bar vítima da violência de Campos Elíseos (para ele, "ex-bairro chique"), a carência de habitantes de um cortiço e a vida de risco dos travestis da Boca do Lixo. Lado a lado, imagens da cidade do século 21 (coloridas, mas quase sem vida) e imagens de arquivo da São Paulo dos anos 50.

O mote desse tour pela cidade é a busca de Edmundo por sua amada do passado, dona Teresa. E por suas raízes que não existem mais. Ao constatar a degradação da cidade natal, sr. Edmundo transmite ao telespectador todo o rancor e as angústias de seu testemunho, narrando "memórias" que provocam o telespectador.

"O cheiro dessas ruas não é mais o mesmo. Cheira a (...) hálito de bêbado, (...) gás de rua, corpo de vagabundo que nunca toma banho. Já sei. Posso saber que estamos no Centro", narra ele.

Mas nem tudo está perdido. Há algum espaço para esperança. Em alguns trechos de "Urbânia", as memórias de sr. Edmundo, saudosista dos velhos tempos que a juventude de hoje não viu, revelam um orgulho nostálgico: "Fui embora e não consegui esquecer essa cidade um minuto. Quase morri de tédio esses anos longe daqui. Pensei em voltar. E adiava". "Urbânia" é alternativa para quem quer ver o "outro lado" de São Paulo.

URBÂNIA
Quando:
hoje, às 21h, no Canal Brasil
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página