Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2004 - 13h06

Brasileiro "O Outro Lado da Rua" completa seção Panorama de Berlim

Publicidade

da France Presse, em Berlim

Com o filme "O Outro Lado da Rua", de Marcos Bernstein (Brasil/França), protagonizado por Fernanda Montenegro, ficou completa a lista de filmes latino-americanos que participarão na seção Panorama do Festival Internacional de Cinema de Berlim (5 a 15 de fevereiro), segundo seus organizadores.

No total, a programação de Panorama incluirá 34 longas-metragens, 16 documentários e 26 curta-metragens de 32 países, entre os quais 12 serão estréias de seus realizadores e 14 projeções digitais (duas delas em alta definição).

Entre os atores que virão acompanhando seus filmes, estão Fernanda Montenegro (Urso de Prata de melhor atriz em 1998 por "Central do Brasil"), Sylvie Testu, Elsa Zylberstein, Natacha Régnier, Robert Lepage, Woody Harrelson, Christian Bale, Jennnifer Jason Leigh, Nicoletta Braschi, Catherine Frot, Julie Depardieu, Nan Yu, Carola Regnier e Daniel Bruehl ("Adeus, Lenin!").

A seção Panorama será aberta no dia 5 de fevereiro com a projeção de "Walk on Water", de Evtan Fox (Israel), que conta a história de um agente do serviço secreto israelense Mossad e de um turista alemão que desvendam o segredo do "último nazista".

O Panorama Especial começará no dia 6 de fevereiro com "A Problem With Fear", de Gary Burns (Canadá), e "Untold Scandal", do jovem realizador coreano E. J-Young.

Latinos

A América Latina tem forte presença em Panorama com três documentários políticos e dois longa-metragens.

Os documentários são "Digna Hasta el Último Aliento", do mexicano Felipe Cazals, "Las Últimas Horas del Che", do italiano Romano Scavolini, e "Fala Tu", do brasileiro Guilherme Coelho.

Felipe Cazals é esperado também no Festival de Berlim, junto com diretores como Chantal Akerman, Francesca Comencini, Sébastien Lifshitz, Danièle Dubroux, Brad Anderson, Ron Mann, Romuald Karmaker e Stanislaw Mucha.

Os longa-metragens latino-americanos de ficção são "O Outro Lado da Rua", de Marcos Bernstein (Brasil/França), com Fernanda Montenegro, Raul Cortez, Luis Percy e Laura Cardoso, e "Contra Todos", de Roberto Moreira (Brasil), com Silvia Lourenço, Giulio Lopes, Leona Cavalli, Ailton Graça, Martha Meola e Dionísio Neto.

Da Espanha, participará "Cachorro", de Miguel Albaladejo, com José Luis García-Pérez, David Castillo, Diana Cerezo, Mario Arias, Arno Chevrier e Ampar Ferrer.

Entre os membros do júri do prêmio LVT-Manfred Salzberger, que distingue as produções européias mais inovadoras, estará presente o argentino Eduardo Antin (diretor do Festival de Cinema Independente de Buenos Aires), junto com a tcheca Eva Zaoralova (diretora do Festival de Cinema de Karlovy Vary), e Tania Blanich (EUA, diretora associada de National Video Resources da Fundação Rockefeller).

O prêmio Teddy sobre temas de homossexualidade será entregue no dia 13 de fevereiro, nas categorias melhor longa-metragem de ficção, melhor documentário ou melhor ensaio fílmico e melhor curta-metragem.

Salles de fora

"Diários da Motocicleta", o novo filme do brasileiro Walter Salles, não participará no Festival Internacional de Cinema de Berlim, apesar de sua exibição na mostra oficial estar prevista há vários meses, informou hoje o diretor do evento, Dieter Kosslick.

O filme, rodado na Argentina, Chile e Peru, será exibido no Festival de Cannes, destacou Kosslick, depois de afirmar que estava tudo acertado para sua participação em Berlim, incluindo o material de divulgação, quando "alguém decidiu" que o filme não deveria ser levado para a capital alemã.

"Diários da Motocicleta", protagonizado pelo mexicano Gael García Bernal, foi produzido pelo ator e diretor americano Robert Redford, e relata a viagem do jovem Ernesto Che Guevara e de seu amigo Alberto Granado pela América Latina em 1952.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página