Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2004 - 02h33

Outro Canal: Cultura adota "erramos" e "consciência"

Publicidade

DANIEL CASTRO
colunista da Folha

A TV Cultura leva ao ar na segunda o resultado da reformulação de seu telejornalismo, que assume o rótulo de "jornalismo público" com a adoção de um manual de redação, a ser publicado. Seus telejornais "Jornal da Cultura" e "Diário Paulista" passam a entrar no ar com uma hora cada um, o dobro da duração atual.

As principais inovações visíveis, de acordo com Marco Antonio Coelho, diretor de jornalismo da emissora, serão a adoção de "erramos", a correção de informações imprecisas, como faz a Folha, e a figura da "consciência crítica".

O papel de "consciência crítica" caberá ao jornalista Celso Zucatelli, que será um terceiro apresentador do "Jornal da Cultura". "Ele ficará andando pela redação e fará interferências para questionar, esclarecer, aprofundar", diz Coelho.

De acordo com o diretor, a prática do "erramos" será diária. No esportivo "Cartão Verde", terá formato que lembra o "replay". "No final do programa, vamos rodar um VT com as besteiras ditas pelo Juca Kfouri [apresentador]. Vamos dar maior profundidade, ficar mais próximo do jornalismo impresso", afirma Coelho.

Para ter recursos para dobrar as durações dos telejornais, a Cultura vai extinguir o "Hora do Esporte" e o "Programa Econômico". Mas Luís Nassif terá quadro no "Jornal da Cultura" (21h) e Débora Menezes, ex-Globo, apresentará um bloco esportivo no "Diário Paulista" (19h).

Outro Canal

Produção 1


Até Antonio Calloni, no ar na minissérie "Um Só Coração" (como Chateaubriand), vai emendar um trabalho ao outro, prática cada vez mais comum no cada vez mais enxuto elenco da Globo. Ele será Justino em "Cabocla", que estréia dia 3 de maio.

Produção 2

Na novela original, de 1979, Justino foi interpretado por Gilberto Martinho. O personagem é rival do coronel Boanerges, a ser feito por Tony Ramos. Considerado um "pé de coelho" pelo autor Benedito Ruy Barbosa, Cosme Santos voltará a viver Zaqueu. Reginaldo Faria e Sebastião Vasconcelos também estão no elenco.

Guerra 1

De volta com programas inéditos, Gugu Liberato perdeu para Fausto Silva (segunda parte, 17h56/20h28) por 20 pontos a 16 no Ibope. Mas ganhou por 17 a 16 pontos no Datanexus.

Guerra 2

Na primeira parte (15h12/15h50), no Ibope, Gugu perdeu até para o "Domingo da Gente" (Record, 8 pontos a 9), mas, no Datanexus, venceu a Globo por 13 a 12.

Promessa

Com um orçamento de R$ 120 mil por capítulo (na novela das oito da Globo são R$ 200 mil), "Metamorphoses", da Record, tem a meta de dar 20 pontos no Ibope no horário do "Jornal Nacional". É muita coisa, feito poucas vezes alcançado pelo SBT. "Sou audaciosa", diz a produtora Arlete Siaretta, da Casablanca.

E-mail: daniel.castro@uol.com.br
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página