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04/02/2004 - 04h06

FMs piratas chegam ao quarto lugar de audiência em São Paulo

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LAURA MATTOS
da Folha de S.Paulo

As FMs ilegais atingiram o surpreendente quarto lugar de audiência na Grande São Paulo. Somadas, têm, em média, mais de 130 mil ouvintes por minuto, de acordo com o último relatório do Ibope (dezembro de 2003).

As estações sem autorização do governo para operar só perdem para a pagodeira Transcontinental (164,5 mil ouvintes), a popular Band FM (155,1 mil) e a sertaneja Tupi (149,4 mil). Abaixo dessas rádios, estão nada mais nada menos que 34 FMs consideradas pelo dial oficial do Ibope.

Batizadas na pesquisa de "outras FM", essas estações possuem mais do que o triplo de ouvintes da noticiosa CBN FM (37,4 mil), cinco vezes o ibope da roqueira Kiss (24,4 mil) e 15 vezes o da clássica Cultura FM (8,4 mil).

A escalada de audiência tem sido impressionante. Há dez anos, em 1994, as ilegais estavam em 23º lugar, só acima da Cultura FM, Brasil 2000 e Ômega. Era um quarto lugar também, mas com o ranking de "ponta-cabeça", contando do último para o primeiro.

Existem também as AMs ilegais. As "outras AM" estão fora do ranking das dez mais ouvidas, mas bem perto disso. Atingem o 12º lugar dentre as 27 estações listadas na medição do Ibope.

As piratas do AM, dial com menor número de ouvintes, são sintonizadas por 7,7 mil pessoas por minuto. É pouco diante da Globo AM (a primeira colocada, com 128,2 mil), porém mais do que os 6,5 mil da respeitada Eldorado.

A radical mudança na programação da Brasil 2000 FM, iniciada em setembro (quando Kid Vinil assumiu o comando artístico), por enquanto não teve reflexos no ranking de audiência do Ibope.

Na pesquisa anterior (que considera de setembro a novembro de 2003), a emissora estava em 30º lugar. Manteve essa mesma posição no novo relatório (de outubro a dezembro), com uma pequena queda no número absoluto de ouvintes (de 10.412 para 9.953).

Certamente migraram para a concorrência aqueles antes atraídos pelo esquema mais comercial. Resta saber se a nova Brasil 2000 (107,3 MHz), que dispensa os "hits" das gravadoras, conseguirá conquistar a audiência que chama de "qualificada". E ver se a direção terá disposição suficiente para essa empreitada de longo prazo.

*

O rádio paulistano começa a definir a cobertura do Carnaval, que a cada ano tem mais suporte do mercado publicitário. Na Jovem Pan AM (620 kHz), por exemplo, foram programadas 120 horas de transmissão das festas.
 

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