Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/02/2004 - 09h29

Outro Canal: Governo veta jornais policiais antes das 21h

Publicidade

DANIEL CASTRO
Colunista da Folha de S.Paulo

Em uma decisão inédita, o Ministério da Justiça classificou ontem cinco telejornais policiais, entre eles os nacionais "Cidade Alerta" (Record) e "Brasil Urgente" (Band), exibidos às 17h30, como inadequados para exibição antes das 21h (impróprios para menores de 14 anos), por violência.

Os outros três são todos de Fortaleza: o líder de audiência "Barra Pesada", da TV Jangadeiro (SBT), no ar às 12h30, classificado para as 22h (16 anos); o "Cidade 190", da TV Cidade (Record), exibido às 12h30, vetado antes das 23h (18 anos), por "extrema violência e tráfico de drogas"; e o "Rota 22", da TV Diário (local, da afiliada da Globo no CE), no ar às 18h30, agora inadequado antes das 22h. Todos tinham classificação livre.

O Ministério da Justiça já vinha pressionando as TVs, mas nunca havia tomado atitude tão drástica. Embora as emissoras não sejam obrigadas a cumprir a classificação, ficam sujeitas a ações judiciais. A classificação dos policiais atendeu a solicitações da Advocacia Geral da União (AGU), que defende interesses da União. Record e Band, que dizem exibir programas jornalísticos, prestadores de serviço, vão recorrer.

Wagner Borges, diretor da Jangadeiro, diz que a decisão "é subjetiva e niveladora", uma vez que seu programa "não mostra closes de cadáveres". Chico Alves, da TV Cidade, não comentou. Edilmar Nourões, superintendente da TV Diário, não foi localizado.

Mapa

José Roberto Burnier, repórter da Globo em São Paulo, será correspondente da emissora em Buenos Aires, a partir de março. A Globo, que também está abrindo escritórios em Paris e Jerusalém (Israel), ainda não definiu quem irá para Pequim (China).

Metamarketing

"Metamorphoses", da Record, que terá uma cirurgia plástica real e será gravada em alta definição, promete ser uma novela "à frente do seu tempo". O mistério sobre a autoria do texto, que deverá ser assinado por Charlotte K. (pseudônimo), será revelado pela própria trama (!?!), que a Record estréia em março.

Promoção

Para promover a exibição Oscar, no dia 29, valorizado neste ano com as quatro indicações de "Cidade de Deus", o SBT vai exibir neste mês, aos sábados, filmes vencedores da premiação. Na lista, estão "O Furacão", "O Exorcista" (em versão com 30 minutos de extras inéditos), "Fargo" e "Acusados".

Respiro

Previsto para durar apenas o mês de janeiro, "Casos da Vida Real", apresentado por Silvia Abravanel, filha de Silvio Santos, ganhou sobrevida. O programa, que foi indiretamente criticado por Hebe Camargo na última segunda-feira, deverá ser substituído por outro do gênero telebarraco, em março.

Cofre

A Record vendeu para a Renault o "top five" (aquela vinheta de cinco segundos que antecipam as transmissões) do futebol de 2004.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página