Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/02/2004 - 18h00

Candidato ao Oscar, "Cidade de Deus" volta aos cinemas com 138 cópias

Publicidade

da Folha Online

Colhendo os frutos das quatro indicações ao Oscar anunciadas em Los Angeles na semana passada, o filme "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, reestréia nos cinemas brasileiros com 138 cópias nesta sexta-feira, dia 6.

"Cidade de Deus" foi indicado aos prêmios de Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Fotografia e Melhor Roteiro Adaptado.

O novo circuito é maior que o da estréia do longa-metragem, em 30 de agosto de 2002, quando foi lançado com 99 cópias e chegou a ser exibido simultaneamente em 170 salas. Na época, "Cidade de Deus" permaneceu durante 54 semanas no circuito, fechando no total um público de 3,32 milhões de espectadores.

O filme volta aos cinemas mesmo depois de ter sido lançado em DVD e em VHS. Só em locações, ele atingiu a média de 50 mil unidades, e em vendas em lojas, 22 mil.

A história de Buscapé no subúrbio do Rio também fez sucesso no exterior, onde foi lançado em mais de 40 países pela Miramax, resultando US$ 20,5 milhões, dos quais US$ 5 milhões vêm do Brasil.

O filme também estréia nesta sexta em cinemas da França, da Espanha, da África do Sul e terá ainda seu circuito ampliado para 500 salas nos Estados Unidos, onde está há mais de um ano em cartaz e ainda não foi lançado em vídeo.

Campanha

No ano passado, "Cidade de Deus" deveria ter sido indicado ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, mas ficou fora da disputa. Sua ausência na lista dos cinco indicados ao prêmio fez com que a imprensa norte-americana atacasse a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, acusada de ter cometido uma "injustiça".

Para colocar o filme de Meirelles no Oscar, o estúdio Miramax, responsável pela sua distribuição internacional, fez uma campanha para que ele constasse novamente na lista de indicações.

Considerado o maior azarão do ano, "Cidade de Deus" é para o Brasil sinal não só da ótima fase de retomada das produções cinematográficas como também do reconhecimento internacional do cinema brasileiro. Só em 1998, com Fernanda Montenegro indicada a Melhor Atriz por "Central do Brasil",.um filme nacional concorreu fora da categoria dedicada aos filmes estrangeiros.

Entre as indicações, há mais chances que "Cidade de Deus" leve o prêmio por edição (montagem), realizada por Daniel Rezende. Os outros podem vir como a mesma surpresa que pegou o país inteiro desprevenido quando ocorreu o anúncio dos indicados ao Oscar.

A cerimônia de entrega do Oscar acontecerá em 29 de fevereiro e será transmitida ao vivo para a TV.

Especial
  • Você acha que "Cidade de Deus" tem alguma chance?
  • Fique por dentro da 76ª edição do Oscar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página