Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/02/2004 - 08h31

Ensaio documenta admiração por Oiticica

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Outra obra de Waly Salomão que retorna às estantes é "Hélio Oiticica - Qual É o Parangolé?", comentário do poeta a respeito da obra do artista plástico carioca (1937-1980). Com seu "estilo enviesado" e verve fluente, o livro se tornou um documento sobre a admiração de Salomão pela obra do amigo Oiticica, que exerceu forte influência na obra do poeta.

Lançado em 1996 pela Relume Dumará como exemplar da série "Perfis do Rio", o volume chega agora pela editora Rocco com introdução de Luciano Figueiredo, amigo de Salomão, que também esteve envolvido no relançamento de "Me Segura Qu'Eu Vou Dar um Troço". Para ele, a importância de "Qual É o Parangolé?" reside no que chama de uma "rara amizade", que permitiu um rico diálogo entre os dois artistas.

"Hélio Oiticica era o artista que Waly Salomão mais admirava. O que havia entre eles era uma mão dupla de interlocução. Um verdadeiro vaivém criativo, produto de espíritos francamente experimentais", afirma Figueiredo, que considera fundamental a visão dos poetas na valorização da hoje reconhecida obra de Oiticica.

"Tenho uma visão de que a obra do Hélio foi mais bem compreendida pelos poetas e pelos artistas do que pela crítica especializada, que se detinha no historicismo e nas vertentes formais. Havia neles uma via mais porosa, mais receptiva", diz Figueiredo. "Isso é um sinal evidente do diálogo de Oiticica com Waly Salomão, [o poeta piauiense] Torquato Neto, [o poeta concretista] Haroldo de Campos, entre outros."

As razões para isso, na opinião de Figueiredo, se devem à presença da poesia como aspecto indissolúvel na obra de Oiticica, principalmente após sua participação no movimento neoconcreto. A busca da inter-relação entre as artes foi constante em suas criações e, sob esse aspecto, seu diálogo com Salomão se intensificou.

"O Waly teve experiências muito especiais com Hélio sobre poesia, arte e vivências. A convivência entre eles era muito especial", afirma Figueiredo.

HÉLIO OITICICA - QUAL É O PARANGOLÉ?
De:
Waly Salomão
Lançamento: Rocco
Quanto: R$ 24,50 (144 págs.)

Leia mais
  • Subversão de Waly Salomão volta oficial
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página