Publicidade
Publicidade
18/02/2004
-
02h37
DANIEL CASTRO
colunista da Folha
O Ibope vai levar para a Argentina a principal ferramenta que alimenta a guerra de audiência no Brasil --e que justifica a má qualidade de parte da programação da TV. A partir de agosto, a medição na Grande Buenos Aires será feita em tempo real, minuto a minuto. Atualmente, ela é diária --só divulgada no dia seguinte.
Buenos Aires será a terceira cidade a ter medição em tempo real. As outras duas são São Paulo (1994) e Santiago (Chile, 1995).
A medida do Ibope visa "trazer maior transparência" aos serviços prestados na Argentina, diz Flavio Ferrari, diretor da área de mídia.
Há quase um ano, o Ibope teve que suspender a medição em Buenos Aires após uma série de e-mails identificar parte dos domicílios que integravam sua amostra, o que gerou suspeitas de manipulação. A amostragem foi renovada e a medição, retomada.
O Ibope, única empresa que presta o serviço no país, quer com a medição em tempo real reduzir a desconfiança. "O cara vai poder ver como os números estão sendo construídos", afirma Ferrari. Com a ferramenta, as TVs poderão também prolongar atrações que estiverem com boa audiência.
Na média de 2003, a Telefe liderou a preferência dos argentinos com 24,8% de "share" (participação no total de televisores ligados), seguida pelo Canal 13 (20,5%), Canal 9 (11%), América 2 (9,2%) e Canal 7 (2,3%). A TV paga teve 32,2% da audiência.
Outro Canal
Blindagem 1
A nova safra de vinhetas de filmes da Globo, os "plim-plins", terão como tema a cultura brasileira. Faz parte do esforço da emissora de valorizar o "Conteúdo Brasil", estratégia para conquistar a simpatia de intelectuais, artistas e audiência para a defesa da programação nacional --ou a da Globo, que teme, entre outras ameaças, a entrada das teles na distribuição de audiovisual.
Blindagem 2
Os novos "plim-plins" entram no ar em 26 de abril, quando a Globo comemora 39 anos. Estão sendo selecionados de 657 idéias apresentadas por 182 artistas de todo o país, um recorde. Nesta semana, serão definidas as 30 propostas que entrarão em produção.
Antídoto
Com filmes estrangeiros, o SBT vai oferecer uma alternativa à programação de Carnaval na TV. De sábado a terça-feira, exibirá 11 filmes durante as madrugadas, entre eles "O Informante" (sábado) e "Os Amores de Picasso" (domingo). Na sexta, à 1h, a emissora estréia a premiada série "A Sete Palmos".
Baixa
Caiu a audiência do "Repórter Cidadão", da Rede TV!, que anteontem deixou de ser apresentado por Marcelo Rezende, contratado pela Record, onde estréia dia 1º. O telejornal (com Gil Gomes), que também mudou de horário e ocupou a vaga do "Canal Aberto", deu 3 pontos --antes, chegava a 5.
E-mail - daniel.castro@uol.com.br
Outro Canal: Ibope leva guerra de índices à Argentina
Publicidade
colunista da Folha
O Ibope vai levar para a Argentina a principal ferramenta que alimenta a guerra de audiência no Brasil --e que justifica a má qualidade de parte da programação da TV. A partir de agosto, a medição na Grande Buenos Aires será feita em tempo real, minuto a minuto. Atualmente, ela é diária --só divulgada no dia seguinte.
Buenos Aires será a terceira cidade a ter medição em tempo real. As outras duas são São Paulo (1994) e Santiago (Chile, 1995).
A medida do Ibope visa "trazer maior transparência" aos serviços prestados na Argentina, diz Flavio Ferrari, diretor da área de mídia.
Há quase um ano, o Ibope teve que suspender a medição em Buenos Aires após uma série de e-mails identificar parte dos domicílios que integravam sua amostra, o que gerou suspeitas de manipulação. A amostragem foi renovada e a medição, retomada.
O Ibope, única empresa que presta o serviço no país, quer com a medição em tempo real reduzir a desconfiança. "O cara vai poder ver como os números estão sendo construídos", afirma Ferrari. Com a ferramenta, as TVs poderão também prolongar atrações que estiverem com boa audiência.
Na média de 2003, a Telefe liderou a preferência dos argentinos com 24,8% de "share" (participação no total de televisores ligados), seguida pelo Canal 13 (20,5%), Canal 9 (11%), América 2 (9,2%) e Canal 7 (2,3%). A TV paga teve 32,2% da audiência.
Outro Canal
Blindagem 1
A nova safra de vinhetas de filmes da Globo, os "plim-plins", terão como tema a cultura brasileira. Faz parte do esforço da emissora de valorizar o "Conteúdo Brasil", estratégia para conquistar a simpatia de intelectuais, artistas e audiência para a defesa da programação nacional --ou a da Globo, que teme, entre outras ameaças, a entrada das teles na distribuição de audiovisual.
Blindagem 2
Os novos "plim-plins" entram no ar em 26 de abril, quando a Globo comemora 39 anos. Estão sendo selecionados de 657 idéias apresentadas por 182 artistas de todo o país, um recorde. Nesta semana, serão definidas as 30 propostas que entrarão em produção.
Antídoto
Com filmes estrangeiros, o SBT vai oferecer uma alternativa à programação de Carnaval na TV. De sábado a terça-feira, exibirá 11 filmes durante as madrugadas, entre eles "O Informante" (sábado) e "Os Amores de Picasso" (domingo). Na sexta, à 1h, a emissora estréia a premiada série "A Sete Palmos".
Baixa
Caiu a audiência do "Repórter Cidadão", da Rede TV!, que anteontem deixou de ser apresentado por Marcelo Rezende, contratado pela Record, onde estréia dia 1º. O telejornal (com Gil Gomes), que também mudou de horário e ocupou a vaga do "Canal Aberto", deu 3 pontos --antes, chegava a 5.
E-mail - daniel.castro@uol.com.br
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Alice Braga produzirá nova série brasileira original da Netflix
- Sem renovar contrato, Fox retira canais da operadora Sky
- Filósofo e crítico literário Tzvetan Todorov morre, aos 77, em Paris
- Quadrinhos
- 'A Richard's estava perdendo sua cara', diz Ricardo Ferreira, de volta à marca
+ Comentadas
- Além de Gaga, Rock in Rio confirma Ivete, Fergie e 5 Seconds of Summer
- Retrospectiva celebra os cem anos da mostra mais radical de Anita Malfatti
+ EnviadasÍndice