Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2004 - 06h49

Livro reúne autores que tentam traduzir a cidade em prosa e imagem

Publicidade

EDER CHIODETTO
Editor de Fotografia da Folha de S.Paulo

No embalo da efeméride dos seus 450 anos, a cidade de São Paulo ganha mais uma tradução em prosa e imagem. Será lançado hoje à noite, na galeria Luisa Strina, o livro "Inspiração", obra coletiva da qual participam 25 escritores e 12 fotógrafos que moram na cidade.

O time de fotógrafos conta com Cristiano Mascaro, Arnaldo Pappalardo, Cássio Vasconcelos, Pisco Del Gaiso, Alexandre Catan e Marcelo Soubhia, entre outros. As letras, no formato de contos e crônicas, ficaram a cargo de Lygia Fagundes Telles, Luiz Ruffato, Marçal Aquino, Nelson de Oliveira, Milton Hatoum, Zulmira Ribeiro Tavares e outros. Tanto imagens como textos são inéditos em livro.

Ao contrário do que normalmente acontece, as fotografias não entram na edição para ilustrar os textos. São editadas entre eles com autonomia editorial e têm o mesmo peso de uma crônica. São exatamente isso: crônicas visuais da cidade.

O curioso é perceber que a descrição da cidade, tanto para fotógrafos quanto para cronistas, passa pela idéia de uma sucessão de imagens, um looping vertiginoso, algo como andar a 120 km/h na marginal Pinheiros, fugindo do radar e observando a imagem fugidia de outdoors, do rio, das antenas, dos prédios que refletem o sol e cegam os motoristas e pilotos de helicóptero.

O escritor Luiz Ruffato flagra esse turbilhão da Paulicéia com uma descrição que é pura imagem: "Sobressaltados sapatos tênis chinelos botas sandálias tamancos botinas escalavrados pés/ evoluem negromanto/ atropelam cruzamentos/ enfaram pontos de ônibus/ comprimem escadas de metrô/ besuntam cachorros-quentes hambúrgueres/ palram/ suam/ ensimesmam-se...".

Da mesma forma, "Estilhaços de São Paulo", de Fernando Bonassi, colunista da Folha, começa assim: "Ecos de sirene. Vozes de prisão. Prisão de ventre. Crianças chorando abertamente. Homens feitos chorando escondidos. Gatos com ratos mortos na boca. Ratos mortos com formigas na boca. Talheres raspando pratos. Camas suspensas por latas de óleo".

Desse mesmo frenesi se alimentam os ensaios fotográficos de Rogério Assis, com forte apelo pictórico em imagens desfocadas e azuladas, e de Arnaldo Pappalardo, que brinca com o excesso de informação e a diluição das pessoas na balbúrdia do centro da cidade. Destacam-se ainda os belos transfers de emulsão realizados por Alexandre Ermel e o ensaio "Tiras" de Fernanda Tricoli.

"Inspiração" finaliza com imagens do fotógrafo alemão Peter Scheier (1908-1979), que viveu em São Paulo entre 1937 e 1975, e textos antigos coletados pelo editor Rodrigo de Faria e Silva.

INSPIRAÇÃO
Autor: vários
Editora: FSEditor
Quanto: R$ 110 (192 págs.)
Lançamento: hoje, às 19h, com exposição de fotos do livro, na Galeria Luisa Strina (r. Oscar Freire, 502)
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página