Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2004 - 04h12

Espanhóis comem jacaré em "reality show"

Publicidade

DAYANNE MIKEVIS
da Agência Folha

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) vetou, na quinta-feira, o uso de animais silvestres no "reality show" espanhol "La Selva de los Famosos".

Uma participante eliminada revelou, no domingo passado, que um jacaré foi comido pelos concorrentes. No site do programa (www.antena3tv.com/laselva/), um vídeo mostrava uma tarântula sendo assada pelos integrantes na última quinta-feira.

O órgão informou, por meio de uma nota, que um pedido para o uso de mais de 20 animais vivos foi indeferido antes do início da gravações, em janeiro, por promover a captura de várias espécies silvestres, além de não exibir nenhum conteúdo educacional.

As tomadas são realizadas em um hotel próximo a Iranduba (25 km de Manaus), que deve ser visitado pelo Ibama para averiguação das denúncias. Segundo o órgão, a produção é apenas autorizada a utilizar animais empalhados.

A direção do programa no Brasil não foi localizada, mas, segundo o Ibama, os responsáveis haviam declarado à imprensa que tinham o apoio do órgão e do governo do Amazonas.

"La Selva de los Famosos" é veiculada pelo canal Antena 3, que é aberto e privado. A atração levou 16 participantes para a floresta. O grupo é formado por modelos, cantores, ex-candidatas a Miss Universo, uma ex-apresentadora de programa infantil, um comediante, atletas e um toureiro.

O jogo consiste em duas fases. Na primeira, às quartas e aos domingos, ocorrem nomeações e expulsões entre integrantes de duas equipes. Na segunda fase, segue o entra-e-sai, mas o público, que não vota na primeira, dá sua opinião, e a competição passa a ser individual. Enquanto isso, participantes são submetidos a provas e têm de buscar alimento.

O local é descrito no site do programa como "um entorno hostil cheio de ameaças". Ainda diz que "a fauna que povoa o rio Amazonas e seus arredores é composta por piranhas, enguias elétricas, raias venenosas, jacarés, sucuris e morcegos-vampiros".

O programa é uma mistura de "Casa dos Artistas", que foi veiculado pelo SBT, com o global "No Limite". Não é a primeira vez que um "reality show" é gravado na região. O norte-americano "Survivor" utilizou a mesma locação.

Essa é a terceira edição do programa "La Selva de los Famosos". Segundo o site da atração, uma escola será construída com dinheiro doado pela emissora. O centro educacional deverá ser erguido no bairro Itaqui Bacanga, em São Luís, no Maranhão.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página